Taxa do lixo: prefeitura consegue liminar para suspensão

A Taxa de Custeio Ambiental (TCA), que se popularizou como taxa do lixo, lei 314/2021, sancionada no ano passado em atendimento a Lei Federal 12.305/201, prevê a obrigação da cobrança por parte dos municípios. Os valores serão incluídos diretamente na conta da Sabesp, tendo como referência o consumo de água de cada residência.
Esta cobrança faz parte do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e seu objetivo é impulsionar a eficiência dos serviços de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos dos municípios, serviços que apresentam por vezes custos altos.
Conforme o governo federal, os municípios que não cobrarem devidamente os serviços de coleta de lixo no prazo, enfrentarão consequências legais, como a perca dos benefícios fiscais do governo em diversas áreas ou acusações de improbidade administrativa pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, como renúncia de receita.
O Prefeito de Cotia, Rogério Franco, não achou justo a implementação da taxa no município e conseguiu uma liminar para a suspensão da taxa, que aguarda decisão do TJ após julgamento da ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Os pontos apresentados pela Prefeitura foram: a igualdade de valores para locais com metragens maiores em comparação com terrenos menores, a responsabilidade da Sabesp, sem concessão ou normas federais e a falta de transparência nos valores de custeio referente ao valor da cobrança. Os valores das taxas têm como referência a faixa de consumo de água.
Autor da Publicação
PREFEITURA ABRE MAIS UM PROCESSO SELETIVO PARA SERVIÇO FUNERÁRIO
19 de maio de 2022PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
17 de maio de 2022
Leave a reply Cancelar resposta
More News
-
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO JABUTI
6 de abril de 2022 -
PS4 e PS5 SÃO ATUALIZADOS COM OTIMIZAÇÃO DE SISTEMA DE PARTY
25 de março de 2022 -
MANAUS ABRE CONCURSO LITERÁRIO; INSCRIÇÕES IRÃO ATÉ 25/4
12 de abril de 2022