Chico Buarque: novo show, novas músicas e adaptação ao politicamente correto

Chico começa a planejar a volta ao disco e aos palcos em possível turnê
0
129

O jornalista carioca Mauro Ferreira escreveu para o site da Globo que o cantor e compositor Chico Buarque pretende voltar à música, com álbum de inéditas e show pelo Brasil.

Segundo o jornalista, após editar dois livros consecutivos – o romance Essa Gente e a coletânea Anos e Chumbo e outros contos, Chico começa a planejar a volta ao disco e aos palcos.

O álbum será o primeiro de músicas inéditas do compositor, desde Caravanas, de 2017. E o show sairia em turnê pelas principais cidades do Brasil.

As músicas já estão sendo compostas pelo cantor e o disco será editado pela gravadora Biscoito Fino, que faz os lançamentos de Chico desde 2006.

Ainda de acordo com Mauro Ferreira, a novidade do show será a companhia de Mônica Salmaso, que já abordou músicas do Chico no álbum Noites de Gala, samba na rua, em 2006. Mônica faria uma participação no meio do show, como convidada fixa de Chico na turnê.

 

“COM AÇUCAR, COM AFETO”  APOSENTADA PELO CANTOR

Uma das mais belas canções de Chico Buarque, a música Com açúcar, com afeto não será mais cantada pelo cantor/compositor. A música foi composta em 1967,  a pedido de Nara Leão, já falecida, conforme revelado por Chico no documentário O Canto livre de Nara Leão, na Globoplay.

No documentário, Chico Lembra que Nara lhe pediu “uma mús8ica de mulher sofredora”. Após o lançamento da canção no disco Vento de Maio, de Nara Leão, ela entrou no repertório do cantor.

Mas agora não será mais cantada por ele, por críticas feministas feitas à letra, que retrata um casamento abusivo, na voz da mulher que é abandonada no lar e ainda assim espera o marido com saudades.

Segundo o cantor explicou no documentário, “As feministas têm razão, vou sempre dar razão às feministas, mas elas precisam compreender que naquela época não existia, não passava pela cabeça da gente que isso era uma opressão, que a mulher não precisa ser tratada assim. Elas têm razão. Eu não vou cantar ‘Com açúcar e com afeto’ mais e, se a Nara estivesse aqui, ela não cantaria, certamente”.

Outras músicas de Chico já levantaram debates e chegaram a ser retiradas de seu repertório.

Leave a reply