Cuidado com o novo golpe via WhatsApp: bandidos se passam pelo Banco do Brasil

Não acesse links desconhecidos, mesmo que tenham sido enviados por conhecidos ou parentes.
0
67

Nesta semana o Banco do Brasil (BC), divulgou um site onde é possível realizar a consulta de valores esquecidos em contas antigas ou instituições financeiras em geral, a plataforma Sistema de Valores a receber, ou registrato. Com a circulação desta nova plataforma, os golpistas de WhatsApp se aproveitaram para desenvolver um novo golpe, utilizando-se da imagem do Banco para efetuar o estelionato. 

O golpe funciona assim: o bandido entra em contato com a vítima via WhatsApp e informa que a pessoa tem dinheiro em contas esquecidas. Ele encaminha um link para a pessoa, via e-mail, sms ou pelo próprio aplicativo de mensagem, que contém um formulário para o preenchimento com  dados pessoais, e assim, cair nos golpes. Além dos criminosos reterem os dados das pessoas, eles podem ter acesso ao celular e também aos aplicativos bancários. 

Os golpes do WhatsApp se enquadram como crime digital, e se caso o golpe tenha ocorrido, é necessário juntar todas as provas e comparecer até à unidade da Polícia Militar mais próxima. 

Abaixo, separamos algumas dicas encontradas na própria Central de Ajuda do WhatsApp para você se proteger dos golpes no aplicativo de mensagens. Confira:

  • Utilize a autenticação de duas etapas no aplicativo;
  • Não compartilhe o código de autenticação recebido via SMS com ninguém;
  • Configure para que apenas contatos possam ver sua foto de perfil;
  • Não clique em links suspeitos ou compartilhados por desconhecidos;
  • Caso vá realizar qualquer tipo de negociação financeira com alguém, entre em contato por chamada de voz, video, ou até mesmo por outra rede, para confirmar a autenticidade do pedido e da pessoa.

Mais em: https://www.whatsapp.com/security 

 

Leave a reply