Malware brasileiro limpa contas bancárias

0
97

Um malware  (termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário), criado por brasileiros, está atualizado para o sistema Android – e agora ficou ainda mais ameaçador.

O BRata pode controlar totalmente o smartphone da vítima e permite o esvaziamento de contas bancárias sem que a pessoa perceba; além disso, pode também resetar (zerar) o aparelho.

De acordo com o professor e coordenador do Curso de Ciência e Computação da FEI, “o programa malicioso atualmente é capaz de realizar leitura de apps criptografados, como o WhatsApp, roubar e-mails, acessar mensagens instantâneas, localizações e históricos de navegação. Além disso, tem acesso livre a logins e senhas de internet banking por meio de monitoramento em tempo real”.

De acordo com o professor, ao resetar o smartphone, impossibilita o usuário de encontrar qualquer vestígio do malware.

Mas, ainda de acordo com o especialista, é possível adotar medidas preventivas e de segurança básica. Anote:  “uma delas é sempre analisar com atenção as permissões solicitadas por aplicativos no smartphone. Algumas dessas solicitações podem esconder malwares, a exemplo do BRata, e não são necessariamente úteis para o seu funcionamento ou preservação da privacidade”, conclui Plínio.

Leave a reply