LIXO ELETRÔNICO: VEJA ONDE DESCARTAR COM SEGURANÇA EM COTIA

0
197

Diariamente, milhares de aparelhos eletrônicos de computação e telefonia, como celulares, tablets, computadores e acessórios são gerados no mundo.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE), são geradas 2,9 milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos, mas apenas 600 mil toneladas são descartadas corretamente.

O processo de descarte ecológico e tratamento de resíduos podem ser classificados como eletrodomésticos, que são os aspiradores, fogões, fornos de micro-ondas, fechaduras elétricas, batedeiras, etc, de informática, tais como alto-falantes, monitores, mouses, webcams, teclados, HDs e de telefonia, como interfones, tablets, celulares, etc.

Para produzir esse material, as indústrias usam elementos químicos que causam alto impacto negativo no meio ambiente; entre eles, o  Sódio; Potássio; Cálcio; Ferro; Zinco; Cobre; Níquel; Magnésio; Arsênico; Chumbo; Cádmio; Mercúrio.

Esses elementos se infiltram nos lençóis freáticos e gera danos irreparáveis aos organismos da fauna e da flora, reduzindo também o tempo de vida dos aterros sanitários.

Embora seja dos consumidores finais o descarte correto de resíduos sólidos, entre eles o lixo eletrônico, ainda não existe conscientização global de todos sobre o assunto. Para os especialistas, apenas ações voltadas à educação ambiental poderá diminuir os danos, criar uma classe de consumidores conscientes e modelos de produção sustentáveis.

EM COTIA, CAMPANHAS E AÇÕES

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia há um ano está dando destinação correta ao lixo eletrônico descartado, permitindo a existência de pontos para descarte correto de diversos itens.

O programa tem a parceria da Cooperativa Cotia Recicla, que recebe todo o material e lhe dá a destinação correta.

Estimativa da cooperativa demonstra que, pela parceria realizada, são recolhidas mensalmente média de 6,7 toneladas de lixo eletrônico, por meio da coleta seletiva e do Posto de Entrega Voluntária, além do programa Sucata Digital.

COMO DESCARTAR EM COTIA O LIXO ELETRÔNICO

O Programa Sucata Digital recebe o lixo eletrônico todas às sextas-feiras, das 8h às 16h, na própria Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, localizada à rua Jorge Caixe, 306 A, Jardim Nomura (chamar por um representante do Departamento de Educação Ambiental). O Programa  não aceita materiais como pilhas e lâmpadas.

Podem ser descartados: Computadores, Tablets, Monitores, Teclados, Impressoras, Câmeras Fotográficas, Aparelhos de Som, Micro-ondas, rádios, telefones comuns, celulares, carregadores, fios e televisores pequenos e médios.

Demais materiais não listados acima podem ser descartados nos seguintes endereços:

Posto de Entrega Voluntária (PEV) Caucaia do Alto: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sábados, das 8h às 12h (Av. Luiz Sacramento – ao lado da Administração Regional de Caucaia do Alto)

Projeto Renova Verde – PEV Pedroso – Sustentabilidade Camil: Segunda a Sábado, das 7h às 21h30. Domingos e feriados, das 7h às 19h (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 340 – Pq. Bahia)

Coopernova Cotia Recicla: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (Estr. Manoel Lages do Chão, 590 – Lajeado

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever Granja Viana: Rodovia Raposo Tavares, km 23

Leave a reply