REUNIÃO DA FUNASA PARA DISCUSSÃO DE SANEAMENTO FOI EM COTIA

0
116

A FUNASA – Fundação Nacional de Saúde está mapeando o saneamento básico nos 645 municípios paulistas para elaborar projetos, apontar soluções e pleitear investimentos do Governo Federal.

O projeto tem o nome de ‘Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental no Estado de São Paulo’ e tem previsão de 16 reuniões, no total. Dia 23 de fevereiro a reunião foi em Cotia, contando com representantes de municípios que fazem parte do Alto Tietê.

O saneamento rural terá um tratamento especial e focará na construção de projetos que viabilizem as metas de saneamento previstas no Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14026/2020), quais sejam, 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até dezembro de 2033.

 Apesar de bem intencionado, o projeto é burocrático: ao final do ciclo de reuniões nos municípios, a Funasa iniciará as discussões que resultarão nas entregas de uma Minuta de Portaria para criação do Fórum Estadual de Saneamento Rural em São Paulo. O documento será acompanhado pela Minuta de Regimento Interno da Funasa adaptada à realidade do estado e deverá ser aprovada pelo comitê gestor do PSBR.

Participaram da reunião: Adam Douglas (Chefe de Engenharia da Funasa), Caio Fontana (Prof. da Fundação Carlos Alberto Vanzolini), além de representantes de diversos municípios como: Carapicuíba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Ribeirão Pires, entre outros.

Esteve presente, como anfitrião e participante, o prefeito de Cotia Rogério Franco.

 

Leave a reply