COTIA: CARMELO COMPLETA 75 ANOS

Mosteiro abriga 17 Irmãs Carmelitas e recebe fiéis para missa diária
0
188

O mosteiro Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, situado no centro de Cotia, completou 75 anos de fundação e hoje convivem no local 17 irmãs carmelitas. Durante sua existência, mais de 100 irmãs viveram no local

A capela, que merece uma visita pela beleza e atmosfera tranquila que a cerca, recebe fiéis diariamente, tanto para a missa, que ocorre diariamente, como para conhecer o mosteiro e pedir orações para as irmãs – que passam grande parte do dia rezando.

As instalações inspiram paz e tranquilidade para quem quer relaxar, meditar, conhecer a gruta, fazer fotos e apreciar a exposição da arte em cerâmica pintada à mão pela Irmã Elizabeth. Sua pintura está presente nas paredes, inclusive em toda a parte interna da Capela.

“Não fazemos casamentos aqui, mas muitos noivos veem fazer fotos nesta área bonita do entorno com muito verde”, disse a Madre Superiora Irmã Maria Ângela. “Mas também recebemos muitas pessoas que pedem oração, ajuda e nós atendemos. Entregamos roupas e alimentos que nos são doados por benfeitores”, completou.

A Madre Primeira Conselheira Irmã Maria dos Anjos explicou que tudo que recebem passa por triagem. “Doamos coisas boas, o que não tem condição de uso é descartado”, esclareceu. “E quem quiser fazer doação, pode trazer aqui porque estamos sempre recebendo pessoas em busca de ajuda”, completou.

As irmãs carmelitas vivem reclusas e só deixam o mosteiro para compromissos essenciais, como consulta e tratamento médico e dentário. Estão sempre dispostas a ouvir os visitantes – ainda que restritamente – em um local chamado locutório, que é onde recebem membros da família. As visitas só não são aceitas na Quaresma e no Advento.

Ao longo do dia, as irmãs fazem muitas orações, atividades domésticas e se dedicam à arte. O material que produzem é comercializado e o recurso ajuda no orçamento do local.

ServiçoL

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha

Av. Prof. Joaquim Barreto, 162, centro

Missas: de segunda a sábado, às 6h30, e aos domingos, às 8h

Informações sobre visitação, batizado: E-mail: [email protected] | Tel.: 11 4703-200

Leave a reply