NO DIA DA MULHER, TRISTE CONSTATAÇÃO: EM 2021, HOUVE UM ESTUPRO A CADA 10 MINUTOS

0
129

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou ontem, 7 de março, dados referentes à violência contra as mulheres. Os números são espantosos: Em 2021, houve o registro de 56.098 estupros, 3,7% maior em relação ao ano anterior e equivale a um caso a cada dez minutos no País.

Durante a pandemia, entre março de 2020 e dezembro de 2021, os registros chegaram a 100.398 casos. E, de acordo com a diretora-executiva do Fórum, há uma subnotificação muito grande, daqueles casos que não são levados ao conhecimento da polícia. Os dados divulgados foram extraídos dos boletins de ocorrência dos estados – isto é, das ocorrências registradas.

Ainda de acordo com a diretora, a violência teria crescido com o isolamento social e, como a vítima estava confinada com o agressor, é mais difícil  que haja denúncia. O número real, estima a diretora, seria algo acima de meio milhão de casos de violência sexual no período analisado. A maior parte das vítimas de estupro são crianças e adolescentes, até 13 anos.

Os dados não incluem estupros de pessoas do sexo masculino. Com o retorno das aulas presenciais após um período longo de pandemia, os profissionais das escolas terão um papel fundamental na prevenção e na constatação de possíveis casos de violência sexual. 

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou também que 2.451 mulheres foram assassinadas pela sua condição de mulher desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados preliminares indicam 1.319 feminicídios em 2021, com uma diminuição de 2,4% em relação ao ano anterior. Mesmo assim, os especialistas apontam que é um número bem alto e que continua exigindo atenção das autoridades.

Em 2021, São Paulo registrou queda de 24% nos feminicídios e isso puxou a taxa nacional para baixo segundo o levantamento. Já o Estado do Tocantins teve um aumento de 144% de casos no período. 

Leave a reply