CÂNCER UTERINO: COMBATE SERÁ INTENSIFICADO NO “MARÇO LILÁS”, EM COTIA

0
129

O INCA –Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo uterino é uma doença de “desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados (INCA, 2021a).”

Mas é extremamente disseminado: há aproximadamente 570 mil casos novos no mundo e é o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres, sendo responsável por 311 mil óbitos por ano – quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Ainda de acordo com o INCA, no Brasil são esperados a cada ano mais de 16.000 novos casos, sendo o risco estimado em 15,38 casos a cada 100 mil mulheres..

As taxas são elevadas se comparadas a países com programas de detecção precoce. Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália apresentam as menores taxas, ao passo que países da América Latina e de regiões mais pobres da África apresentam valores elevados.

O INCA informa ainda que “O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e o pico de sua incidência se dá na faixa etária de 45 a 50 anos. A mortalidade aumenta progressivamente a partir da quarta década de vida”.

MARÇO LILÁS

O Março Lilás é uma campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que tem como objetivo conscientizar e estimular a população para os cuidados de prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Em Cotia, a Secretaria de Saúde intensificará as ações de coleta de Papanicolaou, além de ministrar palestras e vacinação contra o HPV – (Papilomavirus Humano, vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Para realizar a campanha, algumas unidades de saúde trabalharão com horário estendido para quem não consegue ir no horário de expediente. Mas a coleta é feita normalmente em todas as 26 unidades básicas de saúde de Cotia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com prévio agendamento.

A programação está focada em mulheres de 25 e 64 anos que estão com exame de Papanicolaou atrasado há mais de três anos. Estas mulheres poderão colher o exame nos dias 15, 22 e 29/03, entre as 17h e às 20h, conforme cronograma abaixo. O atendimento será feito com agendamento. No dia do exame é preciso levar documento com foto e cartão SUS. Também será intensificada a vacinação contra HPV para adolescentes com idade entre 9 e 14 anos.

 

Programação ‘Março Lilás’* – das 17h às 20h

Sem agendamento – Vagas limitadas – Atendimento por ordem de chegada

Dia Ação Local
9 e 16 Sensibilização/entrega material educativo Feira Noturna Cotia e Comércio Local
15 Coleta Papanicolaou, palestras, vacinação HPV* UBS’s Caucaia, Atalaia, Arco-Íris e Clínica da Mulher
22 Coleta Papanicolaou, palestras, vacinação HPV* UBS’s Caucaia, Atalaia, Portão
29 Coleta Papanicolaou, palestras, vacinação HPV* UBS’s Arco-Íris, Atalaia, Portão e Clínica da Mulher

*Coleta de papanicolaou para mulheres de 25 a 64 anos com exame atrasado há três anos. A vacina contra HPV é aplicada nas adolescentes com idade entre 9 e 14 anos a qualquer período do ano. Os meninos, com idade entre 11 a 14 anos, também devem receber a vacina.

Coleta de Papanicolaou nas 26 UBS’s

Coleta de Papanicolaou em todas as 26 UBS’s, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento a qualquer época do ano.

 

Leave a reply