MEDLEY RECOLHE LOSARTANA DO MERCADO; OUTRAS MARCAS NÃO TÊM PROBLEMAS

0
139

A Sanofi Medley, farmacêutica que produz medicamentos com princípio ativo da losartana, anunciou o recolhimento voluntário e preventivo de três formulações do produto do mercado.

O recall do medicamento na verdade acontece desde outubro de 2021, após a identificação da impureza decorrente do processo de fabricação do remédio. A medida não se restringe apenas ao Brasil, alcançando todos os países em que é fabricado.

A Medley informou que, embora o risco dessa substância em humanos ainda não seja conhecido, resolveu recolher todos os lotes com potencial de conter a substância.

O recolhimento, segundo comunicado oficial da Sanofi Medley, engloba todos os lotes dos produtos:

  • losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
  • losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
  • losartana potássica 50 mg e 100 mg

De acordo ainda com o comunicado da Sanofi Medley, “A interrupção abrupta do tratamento com produtos contendo losartana pode estar associada a riscos potenciais para os pacientes e deve ser monitorada cuidadosamente por um médico. O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar um profissional de saúde ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos.” 

Informa ainda que o recolhimento está sendo medida de precaução, porque até o momento não existem dados indicando risco imediato em relação ao uso das medicações contendo losartana.

A losartana é um medicamento para combater hipertensão, agindo no sentido de baixar a pressão do usuário; trata pressão alta e insuficiência cardíaca.

A recomendação é que os pacientes procurem seus médicos para obter orientação adequada, se for usuário de produtos com losartana. Mas recomendam: NUNCA deve ser interrompido o tratamento da hipertensão, o que pode trazer consequências sérias.

Leave a reply