CUIDE-SE: COTIA TEVE 68 CASOS E 2 MORTES POR TUBERCULOSE

Hoje, 24/3, é o Dia Mundial da Tuberculose; Secretaria intensifica busca ativa
0
187

No dia mundial da Tuberculose, a Secretaria da Saúde de Cotia informa que o município diagnosticou 68 casos e 2 mortes causadas pela doença em 2021.

Por isso, a Secretaria de Saúde da cidade está intensificando os trabalhos de busca ativa e de conscientização da população sobre a tuberculose. A campanha é realizada por conta da passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, relembrado hoje, e acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, além de Pronto Atendimentos municipais, com o objetivo de alertar sobre os sintomas, importância do diagnóstico precoce para evitar transmissão, tratamento e cura.

A tuberculose (TB) tem transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença. Entre os principais sintomas da estão tosse seca ou produtiva, além de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

A interlocutora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose/VE Cotia, Merieni Souza, alerta que ainda há grande parcela de doentes que abandonam o tratamento, o que causa consequências graves; apenas no ano passado, houve desistência de quase 10% dos pacientes. 

Tanto os exames quanto o tratamento para a TB são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, seis meses. “Quem apresentar tosse por três semanas ou mais deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame”, disse Merieni. No momento, Cotia tem 56 pacientes em tratamento contra a TB.

 

Leave a reply