DIA 27 FOI DIA NACIONAL DO CIRCO E DIA MUNDIAL DO TEATRO

0
57

Criado em 1961, o Dia Mundial do Teatro marcou a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Desde a Antiguidade, essa linguagem tem sido utilizada como expressão da cultura dos mais diferentes povos, em vários gêneros — como a farsa, a comédia, a tragédia e a tragicomédia —, e por meio de diversas modalidades, com técnicas e recursos variados — como a encenação com formas animadas (bonecos, objetos e outros itens), o musical, a revista, o circo-teatro, a dança acrobática circense, a palhaçaria, o ilusinismo, o circo contemporâneo e muitas outras.

O Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao “Rei dos Palhaços” do Brasil, Piolin (1897 – 1973), nascido na mesma data, em Ribeirão Preto (SP). Filho de circenses, Abelardo Silva cresceu no picadeiro. Começou a carreira fazendo contorcionismo e acrobacia. Ganhou o apelido de artistas de circo espanhóis, por ser muito magro, ter pernas compridas e lembrar um barbante (“piolin”, na língua espanhola). Após longa trajetória, dentro e fora do picadeiro, a fama do palhaço cresceu. Recebeu homenagens como o título de Artista Popular, oferecido pelos criadores da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Aos profissionais dessas duas artes tão caras ao brasileiro, os parabéns do Cotiatododia.

Juan Cardona, em “O Mestre dos Excêntricos” e espetáculo “Dom Casmurro” (teatro). Acervo Funarte – Centro de Documentação e Pesquisa – Cedoc

 

Leave a reply