
Entrevista Mirian Belchior,ministra
Começa nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.
Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Etapas
Para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte, a pasta alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários.
A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, de hoje a 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.
No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Em Cotia, a Secretaria de Saúde vem vacinando idosos com idade a partir de 80 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI´s) desde o 26 de março.
Ao mesmo tempo, desde o dia 21 de março Cotia está aplicando a quarta dose contra a covid-19 em idosos com 80+ em todas as Unidades Básicas de Saúde. Não precisa de agendamento e, para receber o segundo reforço, basta comparecer à UBS com documento oficial com foto e o cartão de vacina contra a covid (físico ou digital). É preciso ter pelo menos quatro meses que recebeu a terceira dose.
Agência Brasil
Autor da Publicação
PREFEITURA ABRE MAIS UM PROCESSO SELETIVO PARA SERVIÇO FUNERÁRIO
19 de maio de 2022PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
17 de maio de 2022
Leave a reply Cancelar resposta
More News
-
WILLIAM HURT, VENCEDOR DE OSCAR, MORRE AOS 71 ANOS
14 de março de 2022 -
BANCOS FECHAM NO CARNAVAL; VEJA COMO FICAM AS CONTAS
23 de fevereiro de 2022