ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO JABUTI

0
86

Estão abertas as inscrições para a 64ª. edição do Prêmio Jabuti, informa a Câmara Brasileira do Livro, que espera superar neste ano as mais de 3.400 inscrições do ano passado.

Os prêmios giram em torno de quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, e as 20 categorias, assim como foi na última edição

Mesmo assim, a categoria Biografia, documentário e reportagem foi renomeada, passando a se chamar agora somente Biografia e reportagem

Jabuti como iniciativa artística e cultural

Outro objetivo do Jabuti para esta edição é fazer com que os profissionais do mercado, os coletivos culturais e o público em geral enxerguem o prêmio como a iniciativa artística e cultural que ele é. Pensando nisso, o conselho curador resolveu trazer a arte para o prêmio, celebrando também a Semana de 22. 

Para reforçar essa ideia, o Jabuti criou um novo conceito visual e convidou cinco artistas de diferentes partes do país: Raiz [Raí Campos] (Amazonas), Tereza de Quinta (Acidum Project, Ceará), Rafael Jonnier (Cuiabá), Ciro Schumann (São Paulo) e Marcelo Pax (Rio Grande do Sul). As criações dos artistas serão utilizadas em toda a identidade do prêmio e durante a cerimônia deste ano que será presencial.

Personalidade literária

A doutora em filosofia, escritora e defensora dos direitos humanos Sueli Carneiro será a personalidade literária da 64ª edição do Prêmio Jabuti.

Doutora honoris causa pela Universidade de Brasília Sueli é nome importante e imponente na luta antirracista, pelo protagonismo feminino e pelo movimento negro. É fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e está ligada, por exemplo, a causas como a PEC das domésticas e a ratificação da constitucionalidade das cotas raciais.

Regulamento e datas

Sobre o regulamento, o conselho curador procurou deixá-lo ainda mais simples e claro. As inscrições poderão ser feitas a partir do meio-dia de hoje (29/03) até às 18h de 26 de maio. O período promocional – que dará 10% de desconto para quem se inscrever nesse primeiro mês – vai até 27 de abril. A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados Entidades Congêneres e Não Associados da CBL e também para todos os tipos de inscrição, Obra individual ou Coleção.

As inscrições podem ser feitas pelo link Home  · Portal de Serviços CBL (cblservicos.org.br).

A Consulta pública para indicação do júri também começa hoje e termina em 27 de abril. “Todos os nomes que chegam através dessa consulta são considerados, queremos que o Jabuti seja cada vez mais nacional, inclusive no corpo do júri”, destacou Rodrigo Casarin. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no no link Home | 64º Prêmio Jabuti (premiojabuti.com.br);

Como no ano anterior, o Prêmio divulgará entre setembro e outubro, duas listas de finalistas (a primeira com os dez selecionados em cada categoria e a segunda com os cinco). Já a cerimônia – que será presencial e transmitida de forma on-line – acontecerá em novembro, em data a ser definida.

Os(as) autores(as) vencedores(as) de cada categoria recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil (exceto Livro Brasileiro Publicado no Exterior). O(a) vencedor(a) da categoria Livro no Ano será premiado(a) com a estatueta e o valor de R100 mil.

Leave a reply