DENGUE: COTIA REGISTRA 24 CASOS EM MARÇO E 7 CASOS EM ABRIL

Vigilância Ambiental intensificou ações e está fazendo busca ativa
0
82

O período entre os meses de março e maio costumam registrar aumento expressivo no número de casos confirmados de dengue em relação aos demais meses de ano.

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cotia está intensificando as ações de combate a doença, através de busca ativa, de casa em casa, para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidados permanentes para evitar a proliferação do mosquito da dengue – além de outras doenças, como zika, febre amarela e chikungunya.

No dia 9 de abril, sábado, a visita será feita nas residências do Bairro Lageadinho, região da Granja Viana. Durante a vistoria, que é feita nos finais de semana para encontrar o responsável em casa, é feitas a varredura no quintal para identificar possíveis focos de mosquito e locais com água parada exposta que possam servir de criadouro.

Também é feita a conscientização das pessoas sobre a eliminação do mosquito e distribuído material informativo. Segundo a doutora Páscoa Bichiato, Coordenadora da Vigilância Ambiental, Cotia não registrou nenhum caso de dengue em janeiro e fevereiro – mas em março houve 24 confirmações e já nos primeiros dias de abril foram registrados 7 casos. Não houve registro de óbito e nenhum caso grave.

Ainda de acordo com a coordenadora, embora as ações de combate aconteçam o ano todo, o engajamento da população é determinante para eliminar os focos do mosquito.

Para acabar com o mosquito da dengue:

– elimine água parada

– vede bem a tampa de caixa d’agua

– elimine pratinho de vaso de planta, ou preencha com areia

– vire garrafas e outros vasilhames de boca para baixo

– limpe periodicamente calhas dos canos

– deixe pneus e outros recipientes que possam acumular água abrigados da chuva

– lave bebedouros de aves, cães, gatos e outros pets pelo menos uma vez por semana

Leave a reply