DIA MUNDIAL DA SAÚDE: TEMA É NOSSO PLANETA, NOSSA SAÚDE

0
100

O Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem, 7 de abril, comemora o aniversário de fundação da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 1948.

A cada ano, para esta data, é escolhido um tema que destaca uma área de preocupação prioritária para a OMS. Diante da pandemia atual, um planeta poluído e uma crescente incidência de doenças, o tema do Dia Mundial da Saúde 2022 é Nosso Planeta, Nossa Saúde. Este apelo da OPAS, da OMS e parceiros, apresenta uma oportunidade única para uma recuperação verde e saudável da pandemia COVID-19, que coloca a saúde dos indivíduos e do planeta no centro das ações e fomenta um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar.

Nas últimas décadas, melhorias nos serviços de saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e outros fatores levaram a melhorias na saúde das pessoas em toda a Região das Américas. No entanto, estima-se que um milhão de mortes prematuras por ano são atribuíveis a riscos ambientais evitáveis conhecidos.

A poluição do ar, a água contaminada, o saneamento inadequado, incluindo a gestão de resíduos sólidos, os riscos relacionados a certos produtos químicos perigosos e os impactos negativos das mudanças climáticas são as ameaças mais urgentes à saúde pública na Região. Essas ameaças à saúde pública são agravadas por práticas de governança fracas e potenciais iniquidades em saúde, bem como por liderança limitada, expertise e recursos no setor saúde.

No entanto, este tema de Nosso Planeta, Nossa Saúde deve ser um poderoso lembrete para nós de que a resolução de muitas dessas questões está além da competência exclusiva do setor saúde e, como consequência, uma resposta efetiva exigirá abordagens inteiras do governo e de toda a sociedade.

 

Leave a reply