AUTISMO: MINISTÉRIO DA SAÚDE OFERECE CURSOS GRATUITOS, SEM INSCRIÇÃO

0
110

O Ministério da Saúde vai ofertar quatro cursos sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Os conteúdos voltados para familiares de pacientes, cuidadores, educadores e profissionais de saúde estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVA-SUS) (ufrn.br) e na  plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). (unasus.gov.br)

No total, mais de 14,5 mil pessoas já concluíram as atividades na modalidade a distância, com metodologia auto instrucional. Para participar, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem e fazer o cadastro, que é simples e rápido. Não é necessário passar por processo seletivo para participar das atividades dos cursos.

Conheça os cursos disponíveis:

Com carga horária de 40 horas, é direcionada a médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas. Está disponível desde abril de 2021, sem data prevista para encerramento e já alcançou 111 profissionais.

Carga horária de 20 horas, direcionada para pais, cuidadores e educadores. Está disponível desde abril de 2021, sem data prevista para encerramento e já alcançou 1.425 multiplicadores.

Link do curso: Módulo

Iniciativa com duração de 4 horas. Está disponível desde 2018 e já contabilizou 2.003 participantes.

Realizado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso conta com carga horária de 30 horas e é direcionado para profissionais e familiares. A iniciativa possibilita conhecer a história, a epidemiologia e o fluxograma de acompanhamento e atendimento da pessoa com autismo no SUS. Até o momento, 11.054 pessoas concluíram o curso e as inscrições seguem até 30 de novembro de 2022.

 

Leave a reply