LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

0
33

O dia 24 de abril é data de comemoração da conquista da comunidade surda ao ver a LIBRAS reconhecida como língua oficial no Brasil

Em 24 de abril de 2002, a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como sendo língua oficial de modalidade gestual-visual utilizada pelos surdos.

A linguagem se exprime através de combinação de sinais e expressões faciais (expressões não manuais) e substituem as palavras de uma língua oral-auditiva.

A língua de sinais apresenta regionalismos, o que acentua ainda mais seu caráter de língua. Cada país tem a sua própria linguagem de sinais. A Língua de Sinais Francesa (LSF) é a que deu origem à LIBRAS no Brasil.

Em 2021, segundo o IBGE, 2,7 milhões de brasileiros são surdos. E, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura, o censo escolar de 2016 registra que o Brasil possui, na educação básica, 21.987 estudantes surdos, 32.121 com deficiência auditiva e 328 alunos com surdo cegueira.

Reconhecida como língua em 2002, em 2005 a legislação foi regulamentada pelo Decreto 5626, que determinou que a inclusão de Libras fosse disciplina curricular, ensino da língua portuguesa à comunidade surda como segunda língua e formação de profissionais bilíngues.

Números em sinais de Libras (0-9)

Numerais em Libras, de 0 a 9

Alfabeto em sinais de Libras

O abecedário em sinais de Libras

Veja no vídeo https://youtu.be/mBeLLxSUW9k as palavras do dia-a-dia em Libras. 

(Com conteúdo de  todamateria.com.br – Marcia Fernandes)

 

Leave a reply