PLANO DE SAÚDE DEVE CUSTEAR TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA AUTISTA

Justiça determina que operadora deve custear o tratamento em clínica próxima à casa de autista; empresa foi multada por ter se recusado a custear o tratamento
O juiz de Direito Fabio de Souza Pimenta, de SP, condenou um plano de saúde a conceder a cobertura da terapia ABA para criança com autismo em clínica particular próximo de sua residência. Por ter recusado o tratamento, o magistrado condenou o plano ao pagamento de R$ 10 mil de danos morais.
Um menino com autismo, representado por seu pai na Justiça, processou seu plano de saúde para conseguir a cobertura do tratamento multidisciplinar, com acompanhamento psicológico ABA, em um instituto específico, nos termos prescritos pelo médico. O pai da criança afirmou que esse instituto é o mais próximo de sua casa, ao contrário do que o plano ofereceu.
O Ministério Público se manifestou pela cobertura do tratamento em clínica mais próxima da residência do autor, pois trajetos longos podem causar irritação demasiada a criança, de modo a prejudicar o seu tratamento.
Ao apreciar o caso, o juiz Fabio de Souza Pimenta deu razão aos argumentos do autor. Para o magistrado, é “imperiosa” a condenação do plano de saúde a fornecer a cobertura integral pela rede credenciada ou, se em rede particular, mediante reembolso, seguindo tabela do plano de saúde do qual o autor é segurado.
“As sessões indicadas por médico responsável pelo tratamento devem ser realizas em rede credenciada da ré ou mediante reembolso, conforme tabela do plano de saúde, junto a profissionais de confiança do autor.”
O juiz também analisou a reparação por dano moral sofrido pela criança. De acordo com o magistrado, a recusa de cobertura pelo plano de saúde, foi capaz de causar danos de ordem subjetiva, “em especial de fundo emocional, por conta de toda vulnerabilidade que ostenta o incapaz portador e autismo”.
Por fim, e em conclusão, o juiz condenou o plano de saúde à cobertura do tratamento multidisciplinar com acompanhamento psicológico ABA em estabelecimento de sua rede credenciada situado há menos de 10 km do endereço da parte autora. O plano de saúde ainda deverá pagar R$ 10 mil de danos morais.
O advogado Gustavo de Melo Sinzinger (Sinzinger Advocacia) atuou na causa.
Processo: 1137112-53.2021.8.26.0100
Leia a decisão em 407E4BF7724226_terapia.pdf (migalhas.com.br)
(Conteúdo autorizado por https://www.migalhas.com.br/quentes/362699/plano-custeara-terapia-aba-em-clinica-proxima-de-casa-de-autista
Autor da Publicação
COVID: CUIDADOS AINDA SÃO NECESSÁRIOS; HOJE, ESTÁ EM ALTA NOVAMENTE
20 de maio de 2022COTIA GANHARÁ CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO
13 de maio de 2022BRASIL TEM 28 CASOS SUSPEITOS DE HEPATITE DE CAUSA DESCONHECIDA
12 de maio de 2022
Leave a reply Cancelar resposta
More News
-
MULHERES AFEGÃS TERÃO QUE USAR BURCA; TRABALHO E ESCOLA TAMBÉM SÃO VEDADOS
16 de maio de 2022 -
GAMES: NA SEMANA DO CONSUMIDOR, HYPE GAMES DÁ DESCONTOS EM PAGAMENTOS VIA PIX
16 de março de 2022 -
CURTE UMA BIKE? CONHEÇA A CAMPANHA RUAS VIVAS ANO II
16 de maio de 2022