VOLKSWAGEN LANÇA NOVO JETTA GLI RENOVADO E MAIS POTENTE

0
99

A Volkswagen anunciou o lançamento do Jetta GLI para 2023, devendo chegar às lojas no mês de maio.

De acordo com a montadora, o Jetta GLI está mais dinâmico e sofisticado, com linhas de design mais marcantes e esportivos. Produzido no México, traz novidades exclusivas em tecnologia e segurança, melhorando a experiência ao volante.

O GLI é impulsionado pelo motor 350 TSI de quatro cilindros, 2.0l, com turbocompressor e injeção direta, com comando de válvulas variável para admissão e fuga, bem como elevação variável da válvula de fuga. Com nova calibração, o motor EA888 produz agora 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, já a 1.500 rpm. A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG® agora é de sete marchas. Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.

O Novo Jetta GLI também oferece um comportamento dinâmico acima da média do segmento. Montado em um subchassi de aço leve, a suspensão traseira multilink possui barra estabilizadora e amortecedores com ajuste esportivo. Com molas mais rígidas e uma postura mais baixa, a suspensão oferece uma dinâmica dinâmica no desempenho, sem sacrificar o conforto.

Comportamento dinâmico acima da média

No conjunto de tração, o diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ), que monitora os dados de velocidade e força G lateral. Com isso, o sistema faz ajustes precisos para manter um equilíbrio ideal de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda com maior capacidade de tração na curva. Esse recurso, inédito no mercado, aumenta a velocidade em curvas e o prazer de dirigir esportivamente.

O motorista ainda pode configurar o comportamento do sedã utilizando os quatro modos de condução disponível (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. O sistema de direção tem assistida elétrica e relação progressiva variável, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. Os dentes da cremalheira de direção se mantêm mais espaçados em relação ao centro, comparado a um conjunto comum, respondendo rapidamente a entrar em uma curva ou ajudando a reduzir o esforço para rotação total da direção, como em uma baliza. Em velocidades mais altas, a direção ajuste a relação, para entregar uma reação direta e precisa de condução.

Esse conjunto fica completo com as novas rodas de liga-leve diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18. O GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discotecas de 300 mm na traseira.

 

Segurança ativa e passiva para todos

Baseado na plataforma modular MQB da Volkswagen, tanto carroceria como chassi foram construídos em parte com aços moldados a quente, de alta e ultra-alta resistência, permitindo o uso de peças mais finas e leves, sem comprometer a rigidez da carroceria. Isso se reflete em benefícios para a segurança, o baixo peso e a condução do Jetta.

A evolução em segurança e conforto da linha de modelos VW segue no GLI, que recebe sistema de segurança completa. Além dos seis airbags de série (duas frontais, duas laterais e duas de cortina), o sedã com Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, Frenagem de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Detector de Fadiga e ISOFIX® com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

 

Interior esportivo e tecnológico

Na cabine, o Novo Jetta GLI está ainda mais refinado, com interior sofisticado e com amplo espaço de carga. O entre-eixos de 2,68 metros entrega conforto de sobra para passageiros no banco traseiro. O novo design também aumentou um pouco o comprimento do Jetta, agora com 4.747 mm no total. A porta-malas tem capacidade para 510 litros, referência entre os sedãs médios do mercado, enquanto o tanque de combustível de combustível 50 litros.

O cockpit é um ambiente focado no motorista e surge renovado com tonalidades escurecidas, que contrastam com os novos detalhes horizontais em vermelho no painel, feito de material “soft-touch”. Outros destaques são os acabamentos de portas com costuras vermelhas, seguindo a tendência de costuras nos bancos e no volante, características únicas do GLI. A cabine ainda recebe uma iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez núcleos disponíveis. Nas mãos de quem está no comando do GLI está o novo volante revestido em couro. Agora, com inéditos botões “touch”, presentes em modelos como ID.3, ID.4 e ID. Buzz, apresentam nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos. Logo atrás, aletas oferecem uma troca de marcha mais esportivas para o câmbio DSG®.

Para 2022, o painel recebe o VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas, 100% desenvolvido no Brasil e já comercializado em mais de 70 países. Além da conectividade sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, a conta central com diversos aplicativos disponíveis para download, modo manobrista e conexão Wi-Fi via smartphone. O VW Play também vem com um HD interno de 10 GB, para armazenar aplicativos e músicas. Além disso, todas as configurações do carro e cabine são feitas diretamente no VW Play, integrando os controles em um único lugar.

E a central segue conectada ao Active Info Display, painel de instrumentos digitais configurável com 10,25 polegadas. Os grafismos no cor vermelho são exclusivos do GLI e apresentam diferentes modos de visualização dos mostradores e informações do veículo. O sedã carrega ainda uma variedade de recursos de conforto e como faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, entradas usb-C, ar-automático digital Climatronic® de duas zonas e acesso sem chave KESSY® com partida por botão.

Design totalmente renovado

No exterior, o GLI recebeu para-choques dianteiros e traseiros totalmente novos. Na frente, faróis em led completo emolduram a grade redesenhada com detalhes em “colmeia” na cor preta e a faixa de destaque vermelho característica, que traça a conexão com a linha de esportivos da VW.

O perfil lateral distinto do Jetta com linhas arrojadas casa a nova dianteira, com como caixa de rodas traseiras alargadas. Como molduras das janelas são pretas, seguindo o tom esportivo do modelo. Na traseira, o novo difusor, também sem design em “colmeia”, cerca do novo sistema de fuga, agora com ponteiras mais ovaladas, entregando um som ainda mais característico ao GLI. A iluminação traseira segue em LED completo, assim como na dianteira.

O sedã conta com dois núcleos novos exclusivos, o Vermelho Kings e o Azul Rising, ambas metálicas. A paleta ainda oferece o Branco Puro e o Cinza Puro como opções sólidas e o Preto Místico como oferta personalizada. O Novo Jetta GLI chega ao mercado em versão única, que já conta com teto solar panorâmico exclusivo, e estará disponível a partir de maio. O sedã também conta com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, além do Programa Revisão de Série, que oferece as três primeiras manutenções sem custos ao cliente.

(Volkswagen do Brasil)

 

 

Leave a reply