CONGADA DE S. BENEDITO FAZ 71 ANOS

0
55

A Congada será no dia 14 de maio e no dia 13 de maio haverá Encontro Cultural em homenagem ao evento.

A Congada de São Benedito, que já foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia (Lei 1823/2014), está de volta às ruas, depois da pandemia, agora presencialmente. 

A festa será retomada este mês, no ano em que completa 71 anos de história na cidade de Cotia. História que começou a ser escrita por Benedito Pereira de Castro, o Seu Dito, como era conhecido.

Seu Dito deixou um legado de amor à congada e à cultura popular. Este legado segue vivo pelas mãos de sua filha, Elisete Aparecida Castro, e de outros familiares e amigos, aos quais ela chama de ‘irmandade’. Pessoas imbuídas do desejo de não deixar o congo em Cotia morrer. “[congada] é manifestação de alegria, momento em que as pessoas do congo demonstram alegria nas ruas, sensação de liberdade, porque isso é a congada: é liberdade”, descreveu. “Os negros já vieram da África com a sua cultura milenar passaram a ser chamados de escravos aqui no Brasil, porque lá eram reis, príncipes e princesas”, completou Elisete.

Neste ano, a festa será no dia 14 de maio, com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer e de Turismo. Antes, no dia 13 de maio, haverá Encontro Cultural em homenagem à Congada.

 A programação será divulgada ainda nesta semana.

 A prefeitura fez entrevista com dona Elisete, a festeira deste ano, que pode ser conferida no Portal de Cotia (Ela está de volta: Congada de São Benedito faz 71 e comemora com evento presencial | Prefeitura de Cotia)

Leave a reply