LEITURA DINÂMICA – 04/05/2022

0
30

 

  • O Palmeiras goleou o Independiente Petrolero, da Bolívia, por 5 a 0, nesta terça-feira, 3 de maio, no demonstrando ser um dos favoritos para ficar com o título da Copa Libertadores O jogo foi no Estádio Olímpico Patria (que fica nos 2.800 metros de Sucre), e o time garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final.
  • A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (3) a medida provisória que permite a oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) a alunos que estudaram em escolas particulares sem bolsa de estudos. A matéria segue para sanção presidencial.(Agência Brasil)
  • Os trabalhadores nascidos em março poderão sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta quarta-feira (4). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.
  • Em meio a um surto de dengue, o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (2), foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue. (Agência Brasil)
  • A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (3) as emendas apresentados pelo Senado a um projeto de lei que estabelece medidas protetivas específicas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar. Texto também considera como crime hediondo o assassinato de crianças menores de 14 anos.
  • O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) está disponibilizando para download público um material sobre prevenção combinada, com destaque para a profilaxia pré-exposição (PreP). O material, composto por cartazes, folders e adesivos, foi criado para ser distribuído diretamente nos locais de atenção às populações-chave para o HIV, especialmente mulheres trans, profissionais do sexo, gays e homens que fazem sexo com outros homens. Estes informativos foram distribuídos pela organização no ano passado para as secretarias de saúde dos estados e capitais brasileiras.
  • Nesta quinta-feira (28), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniram representantes de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente para reconhecer os avanços conquistados e celebrar os resultados alcançados por meio do projeto Crescer com Proteção. Implementado entre 2020 e 2022, o Crescer com Proteção tem por objetivo proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos para a oferta de serviços especializados. O projeto é uma iniciativa do UNICEF em parceria com o MPT, a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga.
  • Um abaixo-assinado está correndo em todo o mundo, para transferir o elefante Sandro do zoológico de Sorocaba para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães. A campanha tem como tema “Lugar do Sandro é na manada e não no zoo !! chega de sofrimento”.
  • Sandro está solitário há 2 anos, desde a trágica morte da elefanta Haisa, com quem viveu confinado por cerca de 25 anos no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP). Além da solidão, terrível para um animal naturalmente gregário, Sandro sofre também com as condições inadequadas de seu recinto, que afetam sua saúde. Dores articulares e problemas nas patas são, por exemplo, bastante comuns em elefantes em confinamento. Não há árvores, lama, alimentos naturais, espaço para as longas caminhadas típicas da espécie, entre outras deficiências.
  • A assinatura do abaixo assinado pode ser feita no site Abaixo-assinado · LUGAR DO SANDRO É NA MANADA E NÃO NO ZOO! CHEGA DE SOFRIMENTO! · Change.org

O elefante Sandro está solitário no zoológico de Sorocaba

Leave a reply