PROJETO POSSIBILITA QUE CRIANÇAS AUTISTAS ESCREVAM, DESENHEM E GRAVEM SUAS HISTÓRIAS

0
37

Proposta é promover a inclusão de crianças autistas nas escolas; número de matrículas na educação especial chegou a 1,3 milhão em 2021, aumento de 26,7% com relação a 2017

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em janeiro deste ano, revelam que o número de matrículas da educação especial chegou a 1,3 milhão em 2021, um aumento de 26,7% em relação a 2017. A maior quantidade está no ensino fundamental, que concentra 68,7%.

A informação é da jornalista Camila Tuchlinski, em reportagem no Estadão de 2 de maio. De acordo com a matéria, para as crianças, que estão aprendendo sentimentos e sensações, também não é algo muito confortável e, na realidade, é um processo bastante complexo. Para os pequenos que têm Transtorno do Espectro Autista, isso parece ainda mais desafiador, pois necessitam de uma série de adaptações do viver e de comportamento para se comunicar com as pessoas.

Projeto desenvolvido pelo Programa De Criança para Criança (De Criança Para Criança (decriancaparacrianca.com.br) está possibilitando que crianças com autismo, baixa visão ou passando por algum tratamento de saúde, escrevam, desenhem e gravem suas próprias histórias. Com isso, a inclusão nas escolas será facilitada.

 Um dos episódios do programa foi feito por um menino com TEA e mostra como ele se sente em relação ao mundo, já que muitas vezes não consegue se expressar.

Assista ao episódio ‘Emoções no Autismo’ por este link: https://youtu.be/9l3jNTZ_qgU

Em outro episódio, o  menino da história tem um irmão com um grau mais grave de TEA e conta como é a relação entre eles. Assista aqui a ‘Meu Irmão Autista’: https://youtu.be/rftw5Al5RWg

(Com conteúdo do Estadão) 

Crédito: De Criança Para Criança (decriancaparacrianca.com.br)

Leave a reply