TUTORES DE ANIMAIS TÊM MENOS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

0
63

Pais de pet sabem do efeito que os animais têm nas nossas vidas. Um animal enche a casa de vida e alegria. Não é à toa que eles viram verdadeiros membros da família e recebem todos os cuidados para terem uma vida plena e feliz. Mas os benefícios que os animais têm na nossa vida vão muito além do carinho e da companhia: diversos estudos mostram que os tutores de animais têm uma saúde melhor, principalmente no que diz respeito à saúde do coração.

COMPANHEIRISMO E EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO A CHAVE

Não há uma relação de causa e efeito muito clara, mas diversos estudos já mostraram como os tutores de animais domésticos têm uma saúde cardíaca melhor. É o caso, por exemplo, de uma pesquisa feita pelo grupo de estudos Kardiovize Brno 2030, que investiga a saúde cardiovascular no leste europeu. No estudo, publicado recentemente, os pesquisadores chegaram à conclusão que ter um pet é benéfico para a saúde do coração e para manter os níveis ideais de açúcar no sangue – especialmente para os tutores de cachorros.

Os especialistas acreditam que alguns fatores podem influenciar nesses resultados. O primeiro deles é a calma que os pets podem transmitir aos seus companheiros humanos através da relação de carinho que um nutre pelo outro.

Pesquisas já mostraram que a frequência cardíaca e a pressão sanguínea de tutores aumentam menos e voltam ao normal mais rapidamente em situações estressantes, o que ajuda também a atenuar os efeitos do estresse no corpo.

Outro aspecto muito importante da vida com pets que pode ajudar o coração são os exercícios físicos. Donos de pets, principalmente aqueles que possuem cachorros, fazem mais exercícios físicos, seja durante passeios, brincadeiras ou outras atividades. Manter-se ativo é sempre uma boa ideia e pode ser a chave para uma vida mais saudável. Por isso, brinque e passeie muito com seu pet – isso faz bem para ele e para você!

(Com conteúdo da Organnact.com.br)

Leave a reply