LEITURA DINÂMICA – 17 DE MAIO DE 2022

0
55
  • A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para toda a população sobre a frente fria que atinge o estado nesta terça-feira (17). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência, as mínimas previstas podem chegar a 1º C na Serra da Mantiqueira. A onda de frio é provocada por uma massa de ar de origem polar.
  • Na capital, a temperatura pode chegar a 6º C, menor temperatura para maio desde 1990. No interior, a Defesa Civil chama a atenção para a região norte, com previsão de mínima de 3º C para Ribeirão Preto e de 5º C para São José do Rio Preto. No litoral sul, a mínima deve ser de 10º C, com ventos de até 75 Km/h, o que aumenta a sensação de frio.
  • O governo de Cotia também tomou providências e intensificou a prevenção para os moradores de rua. Interessante é a comunicação telefônica dos que avistarem moradores de rua, para recolhimento a local adequado e quente.
  • O alerta da Defesa Civil estadual recomenda ainda evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas para não contrair doenças como gripe, resfriado, pneumonia e meningite, mais frequentes nesse período. É preciso manter também a higienização frequente das mãos.
  • Não esqueça: os interessados em participar do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio  têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.
  • No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e informa se precisa de algum atendimento especial (acessibilidade, por exemplo). As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro.
  • E a neve veio ! A primeira neve de 2022 em Santa Catarina foi registrada nesta terça-feira (17). O registro foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado.
  • Conforme o instituto, as temperaturas baixas, entre -1°C e 5°C, aliadas ao tempo úmido trazem a condição para que a neve ocorra. Em Bom Jardim da Serra, a mínima chegou a -2,4ºC .
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para amanhã (18) o julgamento da constitucionalidade da Lei 11.705/2008, conhecida como Lei Seca. Trata-se de uma ação antiga, impetrada há 13 anos pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel), mas que pode colocar fim à tolerância zero ao álcool para os condutores brasileiros. Segundo a entidade, o texto fere o exercício dos direitos de liberdade e de não autoincriminação.
  • O  governo do Japão abriu inscrições para os programas de bolsas de estudos de 2023. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de estudar em universidades japonesas como alunos de graduação, escola técnica ou curso profissionalizante, ou, ainda, de serem admitidos como alunos de pesquisa e conduzirem um projeto de mestrado ou doutorado no país.
  • A bolsa é integral e inclui o pagamento de passagens aéreas, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. O programa prevê, ainda, um curso de língua japonesa durante o primeiro ano.
  • Para residentes no Distrito Federal, e em Tocantins, as inscrições devem ser entregues para a embaixada do Japão, presencialmente ou por correio. Residentes em outras localidades deverão procurar o consulado do Japão na região.
  • Neste Neste mês está aberta a inscrição para o programa de pós-graduação. Os estudos no Japão terão início em abril de 2023, com duração de dois anos.

 

 

Leave a reply