LEITURA DINÂMICA

0
125

 

  • A onda de frio que atingiu os estados do Centro-Sul ainda promete baixar as temperaturas nesta sexta-feira (20) e no final de semana em boa parte do país, mas, a partir da próxima segunda (23), já começa a dar uma trégua.
  • Grupo fundamentalista Talibã impôs às redes de televisão do Afeganistão que apenas os olhos das mulheres fiquem visíveis. Regime diz que ordem é “final e inegociável”. Todas as apresentadoras deverão cobrir os rostos quando estiverem no ar.
  • A participação do emprego com carteira assinada no Brasil ficou em 38,1% no 1º trimestre de 2022 e segue bem distante do pico de 43% alcançado em 2014. o número de trabalhadores com carteira assinada diminuiu em 2,8 milhões entre 2014 e 2022, enquanto que o de trabalhadores por conta própria ou sem registro em carteira aumentou em 6,3 milhões em 8 anos.
  • Em números absolutos, o contingente atual de trabalhadores com carteira assinada no 1º trimestre de 2022 totalizou 36,3 milhões, contra 39,1 milhões no 1º trimestre de 2014.
  • Leilão online – A Polícia Rodoviária Federal no Distrito Federal (PRF/DF) realiza um leilão online de veículos e sucatas. O evento ocorre em dois dias e está dividido em veículos conservados (marcado para 25 de maio às 08:30) e sucatas (no dia 26 de maio às 08:30).
  • A visitação pública dos lotes de veículos será nos dias 23 e 24 de maio, no horário das 09 às 12hs e 13 às 16hs, nos pátios descritos no edital do leilão, que está disponível no site do leiloeiro, diz a PRF. Ao todo, serão oferecidos ao público 833 automóveis e motocicletas, entre eles 269 veículos conservados e 564 sucatas. 
  • Os  interessados devem se cadastrar no site do leiloeiro Daniel Garcia, com no mínimo de 48 horas de antecedência. Para maiores informações, o leiloeiro está disponível pelo 0800 278 7431 ou pelo [email protected].br. Os interessados ainda podem fazer atendimento pelo WhatsApp no (61) 999937395.
  • O Dia Internacional dos Museus foi no dia 18 de maio. A data foi criada em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, que faz parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
  • Aliás, já passou da hora de Cotia contar com um Museu Municipal. Este é um município cuja fundação remonta a 1580, portanto há mais de 440 anos, fazendo parte da História do Brasil desde o primeiro momento em que Martim Afonso pisou nas areias de São Vicente.
  • A antiga Acutia – depois Cutia e Cotia, faz parte do trajeto dos bandeirantes paulistas. Suas chácaras abasteciam desde aquele tempo a cidade de S. Paulo – e era comum a existência, desde aquele tempo, de segunda residência em Cotia para quem morava em São Paulo.
  • A história de Cotia é linda. Os casarões antigos do centro da cidade vão sendo demolidos ou reformados aos poucos, descaracterizando o centro colonial, que praticamente já não existe. Mas ainda dá tempo – basta um movimento popular, que deveria ser iniciado pelo Poder Público.
  • A partir de ontem, 19 e até o próximo dia 22 de maio, a cidade de Itu recebe a Festa Literária e Cultural de Itu (Flic), que ocupará espaços como a Praça da Independência (Praça do Carmo), o Museu de Energia e o Colégio Anglo, com bate-papos com escritores contemporâneos, feira de livros, exposições, contação de histórias, shows musicais, oficinas, cinema, fotografia e diferentes outras atrações pensadas em todos os gostos e idades em uma programação gratuita e aberta ao público. 
  • Nesta primeira edição, o festival irá homenagear a Semana de Arte Moderna de 1922, refletindo sobre qual o diálogo dos modernistas com os nossos tempos, 100 anos depois. A personalidade homenageada será Pagu, como é conhecida Patrícia Galvão, que teve grande importância durante o movimento antropofágico anos após a primeira semana, ao lado de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. 
  • Na programação – que pode ser conferida aqui – feira literária e cultural de itu – 19 a 22 de maio de 2022 (vempraflic.com.br) estão nomes como a slammer Mel Duarte, José Renato Nalini, João Scortecci, Eduardo Suplicy, Monique Malcher, Leonardo Piana, entre outros.
  • E a Defesa Civil do Estado alerta para ressaca marítima em todo litoral de S. Paulo, com ondas de até 4 metros. A recomendação é que os banhistas (será que tem, com este frio?) evitem a prática de esportes aquáticos ou que utilizam o vento, como surf, windsurf e kitesurf. Recomendação válida até as 20 horas de hoje, sexta-feira.
  • E não se esqueçam: neste sábado, terminam as inscrições para o ENEM 2022. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, devem ser feitas na Página do Participante. Para acessá-la, clique aqui. A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

 

Leave a reply