“DRÁCULA” COMPLETA 125 ANOS PLENO DE “SAÚDE” E AINDA ASSOMBRANDO

0
49

Drácula, o mais célebre personagem da literatura de horror comemora 125 anos em 2022

A história é universalmente conhecida: o conde Drácula é um nobre eslavo, condenado à vida eterna. Depois de receber em seu castelo na Transilvânia um corretor de imóveis – e mata-lo – ele deixa sua terra natal  e vai a Londres em busca de novas vítimas. Seus hábitos noturnos chamam a atenção do Dr. Van Helsing (Peter Cushing), um cientista que se torna inimigo implacável do conde, determinado a por um fim na sede de sangue do vampiro.

No entremeio disso tudo, há um clima de sensualidade entre o vampiro e as mulheres da trama – e a história se desenvolve num ritmo de suspense e usando o recurso do romance epistolar – contada por meio de cartas, atualizações de diários, de notícias de jornais, etc. No lançamento, o livro foi considerado tétrico, excessivamente violento e grotesco.

De acordo com especulações (não há confirmação do fato), o autor serviu-se de uma figura real para compor seu protagonista: Vlad Tepes (Vlad, o Impalador, em romeno), sanguinário príncipe da Valáquia, hoje Romênia, que tinha o hábito de trespassar os prisioneiros de guerra com imensas lanças.

VAMPIROS E MORTOS VIVOS NÃO ERAM NOVIDADE À ÉPOCA

Antes do sucesso de Drácula, Carmila, de Sheridan Le Fanu, havia sido publicado em 1872. A história se refere à primeira vampiresa da literatura e seu relacionamento com a narradora.

Antes disso, Frankenstein, de Mary Shelley, já havia assombrado o mundo literário. O livro surgiu de uma aposta entre Lord Byron, a autora, o poeta Percy Shelley e o médico John Polidori.

E antes, ainda, Goethe, uma das maiores figuras da literatura alemã, publicara, em 1797,  Die Braut von Korinth (A Noiva de Corinto), poema de temática profundamente vampiresca.  

Mas é Drácula que fez mais sucesso – e está vivo até hoje. Grandes atores do cinema o interpretaram e o livro ainda está nos catálogos das editoras, permanentemente.

 

O personagem interpretado pelo ator Béla Lugosi (Foto: Reprodução)

Dracula, interpretado por Cristopher Lee

Serviço

Livro: Drácula 

Autor: Bram Stocker

Editora Darkness

Capa Dura – R$ 58,89 

Capa comum – R$ 34,90

Onde: amazon.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Leave a reply