ONÇA PARDA RESGATADA EM SALTO APÓS ACIDENTE TEVE PATA AMPUTADA

0
44

Onça parda foi atropelada e após resgate a equipe constatou que tinha chumbinhos na cabeça e no tórax, prováveis indícios de tentativa de caça

onça-parda que foi resgatada às margens da SP-75, no bairro Madre Paulina, em Salto (SP), na manhã do último sábado (21), realizou exames e apresentou chumbinho na cabeça e no tórax.

Segundo a prefeitura da cidade, a causa da presença do chumbinho, provavelmente, foi por motivo de caça.

De acordo com o Núcleo da Floresta de São Roque (SP), moradores acionaram os bombeiros e a Guarda Civil, que fizeram a captura do animal.

A médica veterinária da prefeitura foi até o local e aplicou o tranquilizante para que a onça pudesse ser removida para o resgate, segundo informações da prefeitura.

A onça foi resgatada com ferimentos graves ocasionados por um atropelamento, sendo encaminhada ao Instituto Veterinário de Imagem, onde passou por exames de raio-X e ultrassom.

O animal foi levado até o Núcleo da Floresta de São Roque e após passar por exames de imagens foi detectado que havia fraturas no osso fêmur do membro traseiro e também uma fratura na pelve.

Segundo o núcleo, o animal também foi baleado e estava com um quadro de hemorragia e fratura total do fêmur, precisando passar por uma cirurgia de emergência para amputar uma das patas.

A veterinária da prefeitura informou que devido a gravidade da situação, não foi possível fazer a reparação da pelve. Ela ainda afirma que, embora fique com três membros, o animal vai se adaptar em caminhar novamente. Daqui alguns dias, será feita outra avaliação para averiguar as outras alterações encontradas.

Nesta terça-feira (24), a onça passou por uma avaliação oftalmológica, uma vez que houve alterações no fundo dos olhos (esclerose) e também foi detectado que ela tem dente quebrado.

Fonte: Prefeitura de Salto/Fotos: divulgação

Onça que foi resgatada em Salto tinha chumbinho na cabeça e no tórax — Foto: Prefeitura de Salto/Divulgação

 

Leave a reply