PARA FINAL DE SEMANA: FEIRA DO LIVRO NA PRAÇA CHARLES MILLER

0
50

Feira de livros ao ar livre será atração nesta semana na Praça Charles Miller, em São Paulo; programação cultural contará com nomes como Djamila Ribeiro, Carla Madeira, Drauzio Varella, Ailton Krenak e Jeferson Tenório.

Um evento público, gratuito e ao ar livre, destinado a editoras, livreiros, autores e leitores. Esta é A Feira do Livro, que acontece de 08 a 12 de junho, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e que conta com cerca de 55 convidados e mais de 120 editoras.

O evento é inspirado nas feiras de rua de cidades como Porto Alegre, Lisboa e Madri, e tem o objetivo de valorizar a produção editorial brasileira e por isso não é realizada em modelo de feiras universitárias com descontos e saldões.

O site Publish News realizou um podcast com um dos idealizadores  d’A Feira do Livro, Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, entidade que produz o evento.

No bate-papo, Werneck falou sobre a resposta das editoras, livrarias e autores em participar do evento – “Teve fila de espera, achei uma adesão excelente” – sobre como surgiu a ideia do evento, os diferenciais, o conceito de “mais livros e menos carros” e os planos para o futuro, com a intenção de manter a feira no calendário de eventos culturais da cidade de São Paulo.

A feira inicia sua primeira edição sem patrocínio, mas com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e com apoio das editoras participantes. “Nós batemos na porta e falamos ‘queremos ajuda para o desenvolvimento econômico do livro’. O livro é cultura, é educação, mas o livro também é negócio, o livro é indústria, traz emprego”, disse Paulo. Contando ainda com a vontade da indústria de voltar com os eventos presenciais, A feira do livro terá uma programação cultural que contará com nomes como Djamila Ribeiro, Carla Madeira, Drauzio Varella, Ailton Krenak e Jeferson Tenório.

O evento também terá uma programação de debates fechados, voltada para editores e profissionais do livro, montada a partir da atuação do grupo Juntos pelo Livro, que terá seu primeiro encontro presencial durante a feira. Esses debates vão discutir questões concretas do mercado editorial brasileiro, como a nova cena de livrarias, desafios de gestão, logística e políticas públicas. As conversas acontecerão sempre às 9h.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Escute o podcast em https://anchor.fm/podcast-do-publishnews/episodes/219—A-feira-do-livro-e1ji63c/a-a82eac0 

Fonte: PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 06/06/2022

Leave a reply