EXPOSIÇÃO SOBRE 100 ANOS DE SARAMAGO TERMINA DIA 3 DE JULHO

0
40

Exposição sobre José Saramago,  “Voltar aos passos que foram dados” está no Shopping Pátio Paulista até o dia 3 de julho; exposição traz textos, fotos e documentos inéditos no Brasil

Ganhador do Nobel de Literatura em 1998, o português José Saramago (1922-2010) recebe inúmeras homenagens no ano do centenário de nascimento. E uma delas está distante do ambiente de museus e outros centros culturais. É a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, aberta no Shopping Pátio Paulista até o próximo dia 03 de julho.

Na verdade, duas instituições culturais estão por trás do projeto, que é uma parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Fundação José Saramago. A exposição traz pela primeira vez ao Brasil textos, fotos e documentos do acervo da fundação portuguesa. A proposta é fazer uma viagem pela biografia literária do autor de Ensaio sobre a cegueiraO evangelho segundo Jesus CristoAs intermitências da morteEnsaio sobre a lucidez e outros livros que marcaram a literatura na segunda metade do século XX.

O material exposto pretende destacar a relação do autor com as palavras e com o mundo. A singularidade de Saramago é uma escrita solta, quase a transcrição de uma narração oral, em que coloquialidade é mais importante do que a correção gramatical. Ele mesmo dizia que seus textos eram para ser lidos em voz alta. Saramago utilizava frases e períodos muito longos, com uma pontuação que não seguia as normas convencionais, e inseria os diálogos de seus personagens no texto sem aspas ou travessões.

Uma das atrações da exposição é uma completa linha do tempo que relaciona todos os livros publicados pelo autor português. No Brasil, Saramago tem seus livros lançados pela Companhia das Letras.

A exposição está montada no piso Treze de Maio do shopping, e pode ser visitada das 12h às 22 h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h aos domingos e feriados. A visitação é gratuita, mas os interessados precisam baixar no celular o aplicativo do Shopping Pátio Paulista, disponível na Apple Store e na Play Store, e resgatar o cupom de acesso.

O Shopping Pátio Paulista fica na Rua Treze de Maio, 1.947, próximo à Avenida Paulista e à estação Brigadeiro do metrô.

Serviço

Exposição sobre José Saramago: “Voltar aos passos que foram dados”

Onde: Piso Treze de Maio do shopping Pátio Paulista

Endereço: Rua Treze de Maio, 1.947, próximo à Avenida Paulista e à estação Brigadeiro do metrô.

Dias e horários: até o dia 3 de julho, das 12h às 22 h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h aos domingos e feriados. 

Quanto custa: A visitação é gratuita, mas os interessados precisam baixar no celular o aplicativo do Shopping Pátio Paulista, disponível na Apple Store e na Play Store, e resgatar o cupom de acesso.

 

Cartaz da exposição de José Saramago | © Divulgação

 

Leave a reply