QUARENTÃO, “ET – O EXTRATERRESTRE” CONTINUA ENCANTANDO GERAÇÕES

0
46

Filme ‘ET” foi lançado em 11 de junho de 1982 e se tornou um clássico dos anos 80; leia aqui sobre curiosidades a respeito do longa-metragem

O filme ET – O EXTRATERRESTRE completou 40 anos no dia 11/6. A história é conhecida por todos que se interessam por cinema: um extraterrestre chega à Terra e é salvo por um menino – e a história gira em torno das tentativas do ET para voltar a sua casa.

O filme gerou U$ 793 milhões de bilheterias e foi lançado nos estados unidos em 11 de junho, chegando ao Brasil em 25 de dezembro daquele ano. Produzido e dirigido por Steven Spielberg, tem emocionado públicos desde o seu lançamento, há quarenta anos.

O filme foi rodado de setembro a dezembro de 1981, na Califórnia, com um orçamento de pouco mais de 10 milhões de dólares. As filmagens foram feitas em ordem cronológica, para facilitar as performances do elenco infantil.

ET foi a maior bilheteria da história, por 11 anos, tendo sido superado apenas em 1993, por Jurassic Park – também de Steven Spielberg.

 

Intérprete do menino Elliot, Henry Thomas Jr. usou um trunfo para impressionar nos testes para o papel: as lembranças de seu cãozinho, que havia morrido há pouco tempo, e que o ajudaram a fazer as cenas de maior emoção.

O personagem do extraterrestre foi vivido por dois atores com nanismo e por um garoto de 12 anos, que nasceu sem as pernas.

O rosto do ET, uma criação do designer italiano Carlo Rambaldi , foi inspirado nos rostos do poeta Carl Sandburg, do físico Albert Einstein e do escritor Ernest Hemingway. O boneco foi feito em três meses e custou cerca de US$ 1,5 milhão.

ET foi indicado em nove categorias do Oscar, em 1983, incluindo Melhor Filme. Perdeu a estatueta para outro clássico do cinema, “Gandhi”.

 

Leave a reply