
Tecnologia Seal Inside sela perfurações com massa vedante e mantém a pressão do pneu, permitindo que o carro continue rodando em segurança; motorista não percebe que teve o pneu perfurado
A Pirelli anunciou o lançamento de uma inovação, que repara o pneu no momento em que é perfurado – e o veículo continua rodando com segurança, sem necessidade de troca.
A tecnologia da Pirelli é denominada Seal Inside e é constituída por um material de vedação, presente no interior do pneu, que bloqueia vazamentos de ar e a consequente perda de pressão, quando ocorre uma perfuração, com ou sem a permanência do objeto no pneu. Sua ação rápida e efetiva faz com que o motorista, na maioria dos casos, nem perceba que o pneu foi perfurado.
A massa vedante se incorpora ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Se o objeto se soltar ou for removido, o material vedante preenche o interior do orifício, selando as suas bordas, para impedir que o ar escape.
A tecnologia de mobilidade estendida Seal Inside evita a perda de pressão de ar em 85% dos casos de perfuração de até 5 milímetros na banda de rodagem do pneu, como a provocada, por exemplo, por um prego de 4 milímetros de diâmetro. O autorreparo permite que o veículo continue rodando, sem a necessidade de trocar o pneu.
O material de autovedação é integrado aos pneus durante o ciclo de produção. Com distribuição interna uniforme, ele cria uma camada com alta capacidade de adesão.
A tecnologia está disponível nas linhas de pneus Cinturato e Scorpion, que ganharam novos modelos. Fabricados na moderna unidade da Pirelli de Feira de Santana, na Bahia, os pneus Seal Inside podem ser usados em qualquer tipo de veículo, com aros de 16 a 19 polegadas, e não exigem sistemas de monitoramento de pressão.
Os novos pneus Cinturato P7 são destinados a carros de passeio e caracterizados por uma menor resistência à rolagem, o que contribui para reduzir em cerca de 4% o consumo de combustível. Eles ainda melhoram a dirigibilidade tanto em pisos secos como molhados e ajudam a reduzir a emissão de CO2 dos veículos. Já a família de produtos Scorpion é voltada aos SUVs. Os novos pneus Scorpion HT são de uso misto, para SUVs e picapes que rodam na cidade e em pavimentos off-road.
Além de proporcionar mais segurança na cidade e na estrada, evitando que o motorista troque o pneu em um lugar perigoso, sob chuva ou em situação de risco, a tecnologia Seal Inside também estende a vida útil dos pneus e beneficia o ambiente, ao evitar as trocas por perfurações. Mas a recomendação da Pirelli é que o motorista verifique regularmente os pneus e faça manutenção para avaliar possíveis danos.
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