POLINIZAÇÃO ESTÁ EM DECLÍNIO PELA REDUÇÃO DAS ABELHAS NO MUNDO

0
29

Está havendo redução do número de abelhas no mundo todo; insetos são altamente necessários para polinização e manutenção dos ecossistemas.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promoveu um encontro virtual para marcar o Dia Mundial das Abelhas 2022, celebrado em 20 de maio.

O declínio dos processos de polinização está aumentando, e esse declínio se deve ao impacto das atividades humanas, que estão levando à redução do número de abelhas ao redor do planeta.

O diretor geral da FAO ressaltou que “o número de abelhas, polinizadores e muitos outros insetos está diminuindo devido a práticas agrícolas insustentáveis, pesticidas, pragas e patógenos, destruição de habitat e crise climática”.

As abelhas e outros polinizadores desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas terrestres. Elas são fundamentais para a produção de alimentos e meios de subsistência e ligam diretamente os ecossistemas selvagens aos sistemas de produção agrícola.

Amêndoas, maçãs, café ou morangos são alimentos que só podemos desfrutar graças à atividade de polinização. Além da alimentação, esses insetos contribuem indiretamente para o fornecimento de medicamentos e produção de fibras, biocombustíveis e outros materiais. Seu trabalho traz muitos presentes, mas as abelhas e os polinizadores enfrentam muitos desafios nos dias atuais. 

A cerimonia da FAO contou com a presença de especialistas em abelhas e polinizadores de todo o mundo. 

Discussões e histórias de campo foram incluídas, destacando não apenas os grandes benefícios dessas pequenas criaturas para as pessoas e a natureza, mas também as ameaças e desafios que esses insetos enfrentam devido aos impactos negativos de atividades humanas no meio ambiente. 

O tema deste ano, “Compromisso com as abelhas: vamos celebrar a diversidade das abelhas e dos sistemas apícolas”, incentiva que todas as pessoas participem, pois todos podem fazer algo para respeitar e proteger esses insetos. Em seus discursos no evento da FAO, os especialistas chamaram a atenção para a importância da diversidade de abelhas e sistemas apícolas existentes no mundo.

Desenvolvimento sustentável – A apicultura é uma atividade que vai além da produção de mel e contribui para o alcance de muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A apicultura pode ser realizada com recursos limitados e materiais disponíveis localmente, fornecendo uma fonte de renda para aqueles que vivem em extrema pobreza e melhorando a resiliência e os meios de subsistência das comunidades rurais e indígenas. 

“A apicultura é uma atividade extensa e mundial; milhões de apicultores, incluindo povos indígenas, dependem das abelhas para garantir seu sustento e bem-estar”, destacou o diretor-geral da FAO. De fato, os povos indígenas são fundamentais para a conservação de importantes fundos genéticos e muitas vezes são os únicos que conhecem as espécies de abelhas locais e todos os seus produtos e serviços.

Legenda: FAO celebra o Dia Mundial das Abelhas 2022 com atenção especial à proteção das abelhas e dos sistemas apícolas. Credito FAO/ONU

 

Leave a reply