BRASILEIRA É NOMEADA PIONEIRA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

0
35

 

Denise Hills, diretora de sustentabilidade na Natura&Co., passou a fazer parte da Rede de Especialistas do Pacto Global, sendo nomeada Pioneira Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

A diretora de sustentabilidade para América Latina na Natura&Co, Denise Hills, foi nomeada Pioneira Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e passou a fazer parte da Rede de Especialistas do Pacto Global, que inclui representantes da academia e agências da ONU. O anunciou ocorreu durante a Cúpula de Líderes Globais da ONU.

Os nomeados são líderes empresariais de todo o mundo que estão fazendo um trabalho de destaque para promover os ODS por meio da implementação dos ’10 Princípios do Pacto sobre direitos humanos, meio ambiente, trabalho e anticorrupção’.

“O que dizemos aqui é que os ODS se alinham com a agenda do mundo, na Década da Ação, e o “Compromisso com a Vida”, que é a nossa visão para 2030 e foi lançado em 2020, no meio da pandemia, onde a gente publicamente se compromete a reunir esses esforços, no nosso modelo de negócio, para atender os objetivos de mudança de clima, proteger a Amazônia – que está ligado aos ODS como 13, 15 e 17 – proteger direitos humanos, valor da renda digna, diversidade – ODS 5, 10 e 8 – e promover uma economia circular, que fala muito do impacto direto dos nossos produtos – ODS 12, 9 e 14”.

A diretora de sustentabilidade da Natura&Co explicou que alinhar o dia a dia dos negócios à Agenda 2030 vai além de projetos pontuais. A multinacional brasileira de higiene e cosmética possui um plano ambicioso para enfrentar os desafios traçados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como crise climática e, no caso do Brasil, a proteção da Amazônia.

Atingir zero emissões líquidas de carbono até o final da década e mobilizar esforços em rede para alcançar o desmatamento zero até 2025 estão entre as metas definidas pela Natura&Co.

Além disso, Hills explicou que a empresa está pensando em maneiras de manter o negócio mais sustentável em toda a cadeia produtiva, recolhendo todo o plástico das embalagens e reciclando pelo menos metade. A formulação dos produtos também deve ser biodegradável.

Impacto Social – Segundo a diretora de sustentabilidade, o modelo de consultoras de beleza segue se conectando com economia circular e autonomia das mulheres.

“Não poderia deixar de falar do ODS 5. Basicamente tudo aquilo que a Natura e a Avon têm trabalhado para aumentar e mensurar o impacto social da venda direta para contribuir com a educação de mais de 110 mil consultoras que já construíram para da sua formação através dos nossos treinamentos”.

Para ela, o “impacto é o novo lucro” e os ODS são as referências das metas e ambições do setor privado. Hills também afirmou que a nomeação representa um importante momento em sua carreira.

Além da nomeação internacional como Pioneira dos ODS, Denise já havia vencido a etapa nacional, em março.

Pacto Global – Segundo a secretária-geral adjunta e CEO do Pacto Global, Sanda Ojiambo, as empresas têm um papel crítico a desempenhar para alcançar os ODS. Sobretudo no que se refere aos desafios globais – desde crises alimentares, clima e água, até pobreza, conflito e desigualdade, precisam de soluções que o setor privado possa ajudar a oferecer.

A secretária-geral disse que os profissionais selecionados mostram o que pode ser feito pelas empresas para “fazer a diferença que não serve apenas aos acionistas, mas também à sociedade em geral”.

Com este prêmio, é esperado que os Pioneiros dos ODS continuem a defender os ODS em suas comunidades locais, inspirando outros a avançar na Agenda 2030 e liderando o caminho para um futuro mais sustentável.

As inscrições foram avaliadas por um painel da Rede de Especialistas do Pacto Global com outros Pioneiros dos ODS, representantes da academia e agências da ONU.

Os critérios de seleção incluíram o compromisso em incorporar os Dez Princípios do Pacto Global nas estratégias centrais de suas empresas e seus esforços para avançar os ODS, bem como seu envolvimento com o Pacto Global e suas redes locais.

Legenda: Denise Hills, diretora de Sustentabilidade da Natura&Co.

Foto: © Roberto Setton

 

 

 

Leave a reply