HOJE, 20/6, É DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI

0
40

A palavra nikkei define os imigrantes japoneses e sua descendência, mas para um ex-dirigente da Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira, no Brasil adquiriu o significado de “trabalho, dedicação, honestidade e educação”

A data foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. 

A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868. Em São Paulo, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de junho.

A palavra nikkei define os imigrantes japoneses e sua descendência, mas para Harumi Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, no Brasil o termo adquiriu um significado preciso: “Resume trabalho, dedicação, honestidade e educação”. A empresa Kyodai Remittance, parceira do Bunkyo no Japão, celebrou o Dia Internacional do Nikkei produzindo um vídeo sobre o Museu de Migração ao Exterior dos Japoneses (Japanese Overseas Migration Museum), localizado em Yokohama, Japão.

Mantido pela JICA, o Museu foi inaugurado em 2002 e recebeu mais de 600 mil visitantes nesses 20 anos de funcionamento. Apresenta a história da imigração japonesa ao continente americano, incluindo o Hawaí.

No último dia 25 de abril foi reaberto ao público depois de passar por reformas das instalações e renovação da parte expositiva.

No vídeo, que será apresentado no próximo dia 20 de junho, às 12h, foi feito  exclusivamente para o Dia Internacional do Nikkei. Os convidados foram: o novo cônsul-geral do Brasil em Tóquio, embaixador Guilherme de Aguiar Patriota e a cônsul-geral adjunta, ministra Erika Watanabe Patriota.

Vale a pena conferir o vídeo produzido pela Kyodai no link https://youtu.be/X8RhMmgLGjU 

 

 

 

Leave a reply