DIA INTERNACIONAL DA IOGA DESTACA PRÁTICA PARA LIDAR COM ESTRESSE

0
28

Celebrado em 21 de junho, dia internacional da iolga lembra que exercício é “verdadeiramente universal”, alcançando pessoas de todas as crenças e estilos de vida; prática foi importante durante a pandemia de Covid-19 para lidar com sofrimento psicológico. 

O Dia Internacional da Ioga é celebrado nesta terça-feira, 21 de junho, com o tema “Ioga para Humanidade”. O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembra que a prática é “verdadeiramente universal”.

Segundo o chefe da ONU, a ioga é praticada em todo o mundo e dá às pessoas de todas as crenças e estilos de vida as “ferramentas necessárias para melhorar e equilibrar seu bem-estar físico, espiritual e mental”.

Pandemia e estresse

Guterres afirmou que a prática indiana foi fundamental durante a pandemia de Covid-19, sendo essencial para lidar com os desafios do isolamento social e do estresse.

A ONU lembra que a crise de saúde ampliou o sofrimento psicológico e os problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, à medida que restrições relacionadas à pandemia foram introduzidas de várias formas em muitos países. 

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde, OMS, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. Com isso, ficou clara a necessidade urgente de se abordar a dimensão da saúde mental na pandemia, além da saúde física.

Pessoas de todo o mundo adotaram a ioga em suas rotinas para se manterem saudáveis e rejuvenescidas e para combater o isolamento social e a depressão.

Além disso, a ioga também está desempenhando um papel significativo no atendimento psicossocial e na reabilitação de pacientes com Covid-19 em quarentena e isolamento, sendo útil para aliviar medos e ansiedade.

União do corpo e consciência

De acordo com a ONU, a palavra deriva do sânscrito e significa unir ou unir, simbolizando a união do corpo e da consciência. 

Ao crescer em popularidade e ser praticada de várias formas, em todos os lugares do mundo, as Nações Unidas proclamaram o dia internacional em 2014 com um endosso recorde de 175 Estados-membros.

A data busca aumentar a conscientização em todo o mundo sobre os benefícios da ioga, sendo que a resolução aprovada observa “a importância de indivíduos e populações fazendo escolhas mais saudáveis e seguindo estilos de vida que promovem a boa saúde”. 

A ONU destaca que a essência da ioga é o equilíbrio, não apenas dentro do corpo ou entre a mente e o corpo, mas também o equilíbrio no relacionamento humano com o mundo. 

A prática enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança. Quando aplicada a comunidades e sociedades, a ioga pode oferecer um caminho para uma vida sustentável.

Segundo a ONU, a ioga pode ser um importante instrumento na busca coletiva da humanidade pela promoção de um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta Terra. 

Unsplash/Anupam Mahapatra

 

Leave a reply