COMUNIDADE LGBTQIA+ – HOJE É DIA DE MUTIRÃO E PALESTRAS NA OAB/COTIA

0
37

Mutirão da Subseção da OAB/Cotia para a comunidade LGBTQIA+ orientará os interessados em diversos aspectos para regularização de sua vida civil; haverá palestras de Thammy Miranda, Leo Aquila e Angela Maluf

A Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de Cotia fará mutirão hoje, 27 de junho, mutirão para orientar juridicamente a comunidade LGBTQIA+. O mutirão propriamente dito será das 9h às 13h, enfocando problemas enfrentados pela comunidade na alteração de nome e gênero no registro civil.

O direito do transgênero à alteração de seu prenome e  de sua classificação de gênero no Registro Civil é reconhecido pela Justiça, confirmado pelo Supremo Tribunal Federal em muitos julgados.

A mudança pode ser feita via judicial ou administrativamente e para regulamentar esse procedimento administrativo, o CNJ – Conselho Nacional de Justiça, editou o Provimento 73/2018, que regulamenta o processo de averbação da alteração do prenome e do gênero nos assentos de nascimento e casamento de pessoa transgênero e dispõe, no §6º do seu artigo 4º, sobre os documentos que devem instruir o requerimento de alteração

São nada mais nada menos que 10 (dez) cópias autenticadas e certidões de diversos órgãos, exigência que, na prática, converte-se em obstáculo para se cumprir o provimento.

É que a população transgênero enfrenta dificuldades para entrar no mercado de trabalho – e acabam não tendo condições financeiras para arcar com os custos de toda a documentação exigida pelo provimento, fato agravado quando a pessoa está em situação de rua ou em abrigos – estas, além do problema financeiro, enfrenta o problema de não poder apresentar comprovante de residência.

Outros entraves são exigências descabidas de cartórios, de documentos desnecessários como laudos médicos ou psicológicos, que já não são mais obrigatórios, ou negam a gratuidade na emissão das certidões.

São muitos os problemas e é para ajudar os interessados a solucioná-los que o presidente da Subseção de Cotia da OAB, Ricardo Rodrigues e a Diretoria resolveram implantar o mutirão.

ESPECIALISTAS ESTARÃO PRESENTES AO MUTIRÃO

Além dos advogados da Subseção da OAB/Cotia, confirmaram presença especialistas que tirarão dúvidas dos interessados:

Dra. Carla Watanabe, titular do 28º. Tabelião de Notas da Capital;

Dr. Gustavo Renato Fiscarelli, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Cotia;

Felipe Maronesi, Psicólogo Clínico;

Jenifer Bittencourt, ativista nas causas LGBTQIA;

Dra. Alexandra Pericão, advogada, escritora, artista e ativista.

PALESTRAS

A partir das 13 horas, haverá palestras, já confirmadas. Os palestrantes:

13 horas – Thammy Miranda, vereadora por São Paulo;

14 horas – Léo Aquila, Coordenadora Parlamentar;

15 horas – Angela Maluf, Vice-prefeita de Cotia.

Serviço

Evento: Mutirão de Orientação Jurídica sobre alteração de nome e gênero.

Data: 28 de junho, das 9h às 13h.

Presença de especialistas

Palestras, das 13h em diante.

Local: Subseção da OAB de Cotia

Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1015 – Parque Bahia, Cotia – SP, 06717-100

Não esqueça de levar os documentos pessoais para tirar suas dúvidas no mutirão

 

 

Leave a reply