MUTIRÃO PARA COMUNIDADE LGBTQIA+ NA OAB/COTIA FOI SUCESSO

0
77

Primeira iniciativa do gênero em Cotia, mutirão de advogados orientou os interessados da comunidade LGBTQIA+, para regularização de sua vida civil: mutirão teve consultas com advogados e especialistas e palestras de Thammy Miranda, Leo Aquila e Angela Maluf. A íntegra dos trabalhos está no Youtube; veja como acessar.

O mutirão programado pela Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil,  de Cotia realizou o mutirão programado para orientação jurídica da comunidade LGBTQIA+.

O evento se estendeu por praticamente o dia todo, sendo que das 9h às 13h houve atendimento especializado, tirando as dúvidas relativas a problemas enfrentados pela comunidade, principalmente na alteração de nome e gênero no registro civil, direito que lhes é assegurado (alteração do prenome e de sua classificação de gênero).

A iniciativa, da diretoria da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, teve sucesso, apesar de ter sido a primeira vez que se realiza um mutirão desse tipo em Cotia. As dificuldades da população transgênero são muitas; além do preconceito, há o desconhecimento das exigência para se efetive as mudanças no registro civil (que são muitas) e a falta de condições financeiras para arcar com todos os custos.

Daí a iniciativa do presidente Ricardo Rodrigues e da Diretoria da Subseção da OAB, em implantar o mutirão, que se realizou na data e horário programados.

O MUTIRÃO

Por ser a primeira vez que se realiza um evento do gênero, a iniciativa teve sucesso, até se levando em conta o natural constrangimento das pessoas interessadas, já que o preconceito ainda é um fato – e precisa ser combatido com iniciativas como essa. Pelo menos 20 pessoas foram tirar suas dúvidas com os plantonistas:

Dra. Alexandra Pericão presidente da Comissão de Direito de diversidade sexual e de gênero da OAB Cotia; Dr. Ricardo Rodrigues dos Santos, Presidente da Subseção da OAB de Cotia; Dr. Gustavo Renato Fiscarelli, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Cotia;  Felipe Maronesim psicólogo clínico especialista em  atendimento de adultos e casais; Carla Watanabe, titular do 28° Tabelião de Notas da capital, primeira engenheira a alterar o nome e gênero no Crea/Confea; Jenifer Bittencourt – ativista e palestrante nas causas LGBTQIA + e Dra. Silvia Cursino,  presidente da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar.

Na parte da tarde, houve palestras, ministradas pelo vereador Thammy Miranda, de S. Paulo, Leo Aquilla,  jornalista e assessora parlamentar e pela vice-prefeita de Cotia, Angela Maluf.

 O Cotiatododia parabeniza a diretoria da OAB – Subseção de Cotia pela iniciativa, assim como seus assessores e os participantes que tornaram possível o evento,  e espera que mais eventos desse tipo sejam realizados na cidade, já que se trata de um trabalho social de altíssima relevância.

Veja a íntegra das palestras no Youtube: https://youtu.be/_YmHZ9utnMY https://youtu.be/_YmHZ9utnMY

 

Leave a reply