VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE SERÁ INTENSIFICADA EM JULHO

0
62

No mês de julho, durante a Campanha Julho Amarelo, diversas ações serão intensificadas para alertar sobre a hepatite e informar sobre prevenção, tratamento e vacina. 

O mês de julho é lembrado como o mês de luta contra as hepatites virais e, por meio da Campanha Julho Amarelo, diversas ações são intensificadas para alertar a população sobre a doença e informar sobre prevenção, tratamento e vacina. 

Durante todo o mês, a Vigilância Epidemiológica de Cotia vai reforçar a vacinação contra a Hepatite B que é oferecida à população de forma gratuita. A campanha Julho Amarelo existe no Brasil desde 2019 e está prevista na Lei 13.802.

A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira. 

A hepatite é uma inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas, mas, quando estão presentes, estão ligados a cansaço, febre, mal-estar, vômitos, enjoo, dor abdominal, peles e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A Hepatite B é o segundo tipo com maior incidência e a maior forma de contágio é por via sexual e contato sanguíneo.

Para ser vacinado, basta comparecer à UBS mais próxima com a caderneta de vacinação (crianças é obrigatório) e documento com foto para avaliação da situação vacinal por parte da equipe de enfermagem.

A vacina contra a Hepatite B é aplicada no Brasil na criança ao nascer, e reaplicada ao longo da vida: em adolescentes (10 a 19 anos), além de adultos (20 a 59 anos) e idosos (60+), além de gestantes. 

 

Campanha Julho Amarelo – Contra Hepatites Virais

Vacinação contra Hepatite B

Durante todo o mês de julho – de segunda a sexta-feira

Em todas as UBS’s

Foto: Agência Brasil

 

Leave a reply