SEIS EM CADA DEZ MORTOS OU INTERNADOS POR COVID NÃO TOMARAM A TERCEIRA DOSE DA VACINA; COTIA TEVE AUMENTO DE ÓBITOS

0
55

A maioria das vítimas tem comorbidades e é idosa; compilação de dados da UNESP e USP revelam a necessidade de uma quarta dose em 2022; Cotia teve aumento no número de mortos por Covid nos últimos 7 dias, revela Info Tracker

De acordo com levantamento feito pela Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia de Covid ligada à USP (Universidade de São Paulo) e à UNESP (Universidade Estadual Paulista), a pedido do portal UOL, seis em cada dez mortos e internados em decorrência da covid-19 no Brasil entre março e junho deste ano não tomaram a terceira dose da vacina. Os números também apontam que em três de cada dez óbitos a dose de reforço foi tomada ainda no ano passado, indicando a necessidade de uma quarta dose em 2022.

DOENÇA PROGRIDE AINDA NO BRASIL

O levantamento revelou ainda que 30 mil pessoas precisaram ser internadas entre março e 20 de junho por infecção pelo Coronavirus. Desse total, 65% das pessoas não tomaram a terceira dose (ou primeira dose de reforço).

Os que tomaram a terceira dose e foram internados somam 34,7% – mas a dose de reforço foi aplicada ainda em 2021, isto é, a proteção já era menor.

Em resumo, 90,7% dos internados não tinham a dose de reforço ou a tomaram no ano passado.

Outro dado preocupante: a maioria de quem morreu ou ficou internado por covid é idosa: 82% e 64% respectivamente. E a maioria absoluta é de idosos, com infecção secundária, ou comorbidades.

A vacina contra a Covid, hoje, está disponível em todos os postos de saúde de Cotia, bastando que o interessado se dirija até o local, munido de documentos e de comprovantes das outras doses, se as tomou.

Se você conhece alguém com dose atrasada ou que ainda não tomou vacina, aconselhe. A Covid ainda está aí e é mortal.

 

PREVINA-SE: O NÚMERO DE MORTES ESTÁ AUMENTANDO

Ainda de acordo com o Info Tracker, ligado à USP e à UNIFESP, Cotia está entre os municípios que tiveram aumento de óbitos nos últimos sete dias. 

Os dados são coletados pelo Info Tracker diariamente, a partir dos boletins epidemiológicos das prefeituras.

E revela que Cotia está em sétimo lugar entre as cidades que tiveram aumento de óbitos por Covid nos últimos sete dias.

Veja as cidades com maior mortalidade nos últimos sete dias:

CIDADES ÓBITOS 7 DIAS ATRÁS ÓBITOS – ATUAL Aumento – %
Jaguariúna 211 231 9,48%
Mairiporã 280 286 2,14%
Botucatu 349 353 1,15%
Guaratinguetá 358 362 1,12%
Lençóis Paulistas 201 203 1,0%
Penápolis 303 306 0,99
Cotia 757 764 0,92

Leave a reply