INSS: PORQUE A APOSENTADORIA OU PENSÃO SÃO SUSPENSAS

0
65

Confira casos em que a aposentadoria ou pensão do INSS são suspensas e os principais motivos –  que podem ser simples –  e como regularizar a situação

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem uma fiscalização rígida, que identifica com relativa precisão irregularidades ou fraudes.

Assim, muitas vezes o aposentado ou pensionista é surpreendido com suspensão do pagamento de seus proventos, ou mesmo o seu cancelamento, sem saber o porquê. Confira alguns motivos que levam à suspensão ou cancelamento da aposentadoria ou pensão:

INUTILIZAÇÃO DA CONTA BANCÁRIA

O INSS deposita mensalmente os valores das aposentadorias e usa a movimentação do dinheiro como uma forma de identificar se o segurado está vivo. Neste caso, deixar de sacar o dinheiro por mais de 2 meses, ou não o transferir para outra conta, pode se tornar um ponto de suspensão do benefício.

PROVA DE VIDA

Até o início da pandemia da Covid-19, a prova de vida dos segurados era feita presencialmente, ponto que gerava embates principalmente entre os mais idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Sem a prova de vida, o benefício é cancelado até a regularização da pendência.

Neste ano, o INSS mudou a forma de comprovação da vida do segurado e será o próprio responsável por identificar se a pessoa está viva ou não. Para isso, serão realizados cruzamento de diversos dados para a manutenção da aposentadoria, como a utilização da carteirinha do SUS, ou a movimentação bancária, por exemplo.

PERÍCIA MÉDICA

Benefícios concedidos por incapacidade demandam perícia médica e os segurados são convocados pelo INSS para a renovação do direito. Nessas perícias, o servidor vai comprovar se a pessoa deve seguir recebendo o dinheiro e, em caso de não comparecimento ao INSS, o valor poderá ser suspenso.

PRISÃO

Pessoas que recebem aposentadoria, porém são presas, terão o benefício suspenso no período em que estiverem fora do convívio social. A regra é prevista no Decreto 10.410/2020 e os pagamentos serão retomados assim que a pessoa for solta.

(Com conteúdo de MSN)

Divulgação

 

Leave a reply