TECNOLOGIA: ESQUECEU A SENHA? CONHEÇA TRÊS APLICATIVOS PARA RELEMBRÁ-LAS

0
59

Aplicativos gerenciadores podem salvar senhas de usuários num só lugar; além da facilidade, oferecem garantias, na versão paga, de utilização segura e análise de eventual tentativa de acesso a suas senhas

Quantas vezes você já esqueceu a senha de alguma rede social ou dispositivo e precisou passar por todo o trabalho de restaurá-la? Isso tem se tornado cada vez mais comum ao longo dos últimos anos, tendo em vista que precisamos de uma grande quantidade de senhas para todos os sites, portais, aplicativos e redes que acessamos.

Como uma forma de solucionar o problema de esquecimento de senhas, recentemente surgiram os chamados aplicativos gerenciadores de senhas, os quais podem ser baixados pelos usuários com o objetivo de salvar todas as suas senhas em um só lugar, sendo responsável por fazer o login automático em variados sites de forma totalmente segura e sem exigir que você digite sua senha todas as vezes

Para que você não corra o risco de esquecer a senha de nenhuma de suas contas, analisamos uma lista de aplicativos voltados para o gerenciamento de senhas e organizamos os 3 melhores nesta lista. Confira abaixo quais foram os selecionados!

1 – BitWarden

O aplicativo Bitwarden pode ser considerado o melhor gerenciador de senhas gratuito atualmente disponível nas lojas de apps. Uma de suas vantagens está no fato de que ele está disponível tanto para PC (Windows, macOS e Linux) quanto para celulares (iOS e Android).

Além disso, ele também se encontra disponível para navegadores, podendo ser utilizado através de extensões para o Google Chrome, Safari, Firefox, Microsoft Edge, Opera, entre outros.

Para utilizá-lo, é necessário fazer seu download em um de seus dispositivos e cadastrar as senhas que você deseja salvar, uma por uma. Dessa forma, tendo em vista que o aplicativo não salva automaticamente qualquer login e senha digitados em seu celular ou computador, fica a seu critério determinar a quais senhas este aplicativo terá acesso.

Seu plano gratuito oferece um aplicativo bastante eficaz e seguro, porém, para aqueles que desejarem assinar o plano Premium do aplicativo, diversos novos recursos estarão disponíveis, como a possibilidade de fazer login pelo método de dupla autenticação.

Sua grande desvantagem, no entanto, está no fato de que possui uma interface pouco intuitiva, entretanto isto não afeta a experiência do usuário de forma significativa. Dessa forma, passar a conhecer os inúmeros recursos que o aplicativo tem a oferecer se torna um desafio, assim como o processo de salvar as senhas também pode se tornar complicado, principalmente para aqueles usuários que nunca acessaram um aplicativo gerenciador de senhas anteriormente.

2 – 1Password

O chamado 1Password é um aplicativo gerenciador de senhas que tem conquistado grande parte deste mercado desde que surgiu. Ele se destaca por ser fácil de usar, oferecer um alto nível de proteção a seus usuários e por colocar à disposição dos usuários uma forma de sincronizar as senhas de suas contas em todos os seus dispositivos.

O funcionamento deste aplicativo apresenta ao usuário diversos “cofres”. Cada cofre contém suas senhas e outras informações de preenchimento automático, como e-mail, nome de usuário e endereços.

Através deste sistema, o usuário pode configurar cofres individuais para sua vida pessoal e profissional, além de ter a possibilidade de criar cofres compartilhados com outras pessoas em que você confie, por exemplo, sua família.

A maior vantagem do 1Password está no fato de ser extremamente fácil de utilizar, por contar com um design intuitivo em sua interface, o que leva o usuário a explorar grande parte de seus recursos. Além disso, o app ensina o básico ao usuário e ainda o orienta durante todas as etapas de configuração de suas senhas.

Outro grande recurso deste gerenciador de senhas é a análise do nível de segurança de suas senhas. O app constantemente analisa se alguma de suas senhas foi comprometida em um ataque feito por hackers ou simplesmente se elas são fracas e fáceis de serem descobertas, incentivando o usuário a alcançar o nível máximo de proteção para suas contas.

A maior desvantagem do 1Password é que não há uma opção gratuita atualmente disponível, tendo em vista que o aplicativo somente oferece planos de assinatura, os quais estão divididos entre o plano individual e o plano familiar, o qual pode ser compartilhado com outras 4 pessoas. Apesar disso, a grande variedade de recursos oferecidos pelo aplicativo e seu alto nível de proteção fazem seu valor mensal valer a pena.

3 – LastPass

LastPass é o outro grande nome no que diz respeito aos melhores apps gerenciadores de senha lançados ao longo dos últimos anos. Ele é uma grande alternativa ao 1Password e ao BitWarden, estando disponível para iOS e Android, assim como pode ser utilizado como extensão para diversos navegadores para PC, como o Safari, Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox.

Entretanto, há uma grande desvantagem para aqueles usuários que desejam fazer uso do plano gratuito deste aplicativo: seu acesso estará limitado a apenas um dispositivo. A partir do ano passado, o LastPass alterou a política de seus planos gratuitos e passou a disponibilizar o acesso a somente um dispositivo para todos os clientes que tivessem uma conta gratuita.

Por outro lado, se você estiver interessado em contratar o plano de assinatura deste gerenciador de senhas, definitivamente terá uma boa experiência, tendo em vista que, ao assinar o aplicativo, você poderá armazenar suas senhas em quantos dispositivos quiser e de forma 100% segura.

 

Leave a reply