
Data foi celebrada com festa, com direito a bolo e legumes e até um selo especial para comemorar os 190 anos de Jonathan, o mais antigo e conhecido animal terrestre vivo no planeta. A tartaruga nasceu em 1832
Teve bolo com suas frutas e legumes preferidos, muitas visitas e até, o lançamento de um selo especial com a sua foto.
Isso tudo para celebrar os 190 anos de Jonathan, que não é só o quelônio mais velho do mundo, mas o mais antigo e conhecido animal terrestre vivo no planeta.
Jonathan é sem dúvida nenhuma o morador mais famoso de Santa Helena, uma ilha britânica situada no no Atlântico Sul, entre a América do Sul e o continente africano – a cinco dias de navio da Cidade do Cabo, na África do Sul.
A tartaruga chegou à Santa Helena no final do século XIX, em 1882, como presente de um cônsul francês ao governador da ilha na época, Sir William Grey-Wilson. Ela vive nos jardins da “Plantation House”, a residência oficial da administração local, ao lado de outros três indivíduos da mesma espécie: David, Emma e Fred.
E agora, em 2022, é o ano que Jonathan está comemorando quase dois séculos de vida. Foi escolhido o final de semana passado para marcar a data. A festa contou ainda com o lançamento de um vídeo animado sobre a vida da tartaruga, competição de artes e uma feira de Natal.
“Jonathan é realmente um tesouro nacional, amado pelo povo de Santa Helena – isso foi demonstrado quando a comunidade se reuniu para celebrar seu incrível marco”, escreveu o Departamento Oficial de Turismo da ilha em suas redes sociais.
UMA LONGA VIDA A SER CELEBRADA
Acredita-se que Jonathan nasceu em 1832, cerca de cinco anos antes da coroação da rainha britânica Vitória.
Durante a longa existência dessa tartaruga gigante de Seychelles (Dipsochelys Hololissa), o mundo teve duas guerras mundiais, sete monarcas no trono britânico e 40 presidentes dos Estados Unidos. A maioria desses líderes mundiais já se foi, mas Jonathan continua firme e forte.
Como era de se esperar, com seus 190 anos, o quelônio já apresenta alguns problemas de saúde. Ele é cego e não consegue mais sentir cheiros, por isso é alimentado, uma vez por dia, por veterinários. Seus alimentos favoritos são repolho, cenoura, pepino, maça, banana e outras frutas sazonais.
Mas apesar da idade centenária, ele ainda tem uma ótima audição e está ativo sexualmente. “Jonathan ainda tem boa libido e é visto frequentemente acasalando com Emma e às vezes, Fred – os animais geralmente não são particularmente sensíveis ao gênero!”, conta seu cuidador, Joe Hollins.
Assista vídeo de Jonathan sendo alimentando seguindo o link https://www.instagram.com/p/ClycGfcMVU4/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again
(6 de dezembro de 2022 – Suzana Camargo – conexaopaneta.com.br)
Jonathan (à esquerda), entre 1882-86, nos jardins da Plantation House, em Santa Helena
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
INSETOS COMO VOCÊ NUNCA VIU: O TRABALHO PREMIADO DE UM FOTÓGRAFO
1 de novembro de 2023 -
DEVEDOR DA CDHU PODE RENEGOCIAR DÍVIDAS
23 de novembro de 2023 -
COTIA TERÁ FORÇA-TAREFA PARA REALIZAÇÃO DE MAMOGRAFIAS
28 de setembro de 2022