DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING: CONHEÇA 10 LIVROS INDISPENSÁVEIS 

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Em uma carreira que muda rapidamente, uma boa biblioteca pode ajudar os profissionais a terem um conhecimento sólido em marketing, entendendo as alterações no setor e as tendências para o futuro

Em homenagem ao Dia do Profissional de Marketing, comemorado nesta segunda-feira (8), o PublishNews selecionou 10 livros indispensáveis para as prateleiras das bibliotecas dos profissionais da área, com objetivo de manter um conhecimento sólido, entendendo alterações e tendências para o futuro. 

Esses livros apresentam insights e estratégias importantes para profissionais de marketing e empresários, abordando desde marketing tradicional até as tendências do marketing digital.

  • Administração de marketing, de Philip Kotler (Pearson)

Chamada de “bíblia do marketing”, a obra Administração de marketing, de Philip Kotler, é publicada pela Pearson no Brasil e continua sendo um guia que reflete a realidade moderna da área. A obra se equilibra entre as abordagens e perspectivas clássicas e contemporâneas por meio de uma linguagem clara e objetiva, e se preocupa em trazer um conteúdo abrangente e tratar temas relevantes de modo profundo.

O sucesso deste livro também está no desafio de apresentar uma abordagem analítica do marketing com foco gerencial e perspectiva multidisciplinar, trazendo aplicações universais do pensamento estratégico em todos os espectros do marketing. O conteúdo leva em consideração três forças críticas que foram identificadas para o sucesso de programas de marketing modernos e são evidentes ao longo de todo o livro: globalização, tecnologia e responsabilidade. Por essas razões, este é um guia essencial para professores e estudantes de cursos de gestão, administração e marketing, tanto de graduação quanto de pós-graduação ou MBA.

  • Marketing de influência, de Gordon Glenister (H1)

Maior especialista em influência da Europa, o inglês Gordon Glenister, com mais de 25 anos de experiência em marketing, desvenda segredos para quem quer ser um influenciador de primeira, apresentando as melhores plataformas, revelando táticas de negociação e ajudando a construir a estratégia perfeita de marketing de influência.

  • Marketing de permissão, de Seth Godin (H1)

 

O homem que a Business Week chama de “o empreendedor definitivo para a Era da Informação” explica que o “Marketing de Permissão” é um conceito inovador que permite aos profissionais de marketing moldar sua mensagem para que os consumidores a aceitem de bom grado. Seja o comercial de TV que invade o programa favorito ou o telefonema de telemarketing que interrompe um jantar em família, a publicidade tradicional baseia-se na esperança de desviar a atenção do que as pessoas estão fazendo.

Em vez de irritar os clientes em potencial interrompendo sua mercadoria mais cobiçada – o tempo –, o Marketing de Permissão oferece aos consumidores incentivos para que aceitem publicidade voluntariamente. O livro apresenta uma maneira fundamentalmente diferente de pensar sobre produtos e serviços de publicidade.

  • Marketing na era digital, de Martha Gabriel e Rafael Kiso (Atlas, Grupo Gen)

Com conceitos fundamentais, metodologias, técnicas e ferramentas, Martha Gabriel e Rafael Kiso auxiliam o desenvolvimento de estratégias de marketing usando as possibilidades tecnológicas existentes e emergentes. O livro expõe temas como Inteligência Artificial para Marketing, Netnografia, Influenciadores, Comunidades, Data Analytics, Automação e Neuromarketing. Além disso, também aborda cinco importantes pilares da área: o planejamento estratégico de marketing, a experiência do consumidor (CX), as plataformas e tecnologias digitais emergentes, as estratégias digitais de marketing e o marketing orientado a dados.

Como marketing digital é, antes de tudo, marketing, este livro apresenta a base estrutural necessária para usar, com sucesso, o meio digital e desenvolver o seu plano de marketing. Além disso, oferece cases e exemplos com links ao longo dos capítulos.

  • O design do dia a dia, de Donald A. Norman (Anfiteatro)

Assim como o primeiro livro de Philip Kotler, outra “bíblia” da área da comunicação, focada em design, também aparece na lista. Segundo Donald A. Norman, autor de O design do dia a dia, um bom design reúne prazer estético, arte e criatividade, sem deixar de ser fácil de operar e de usar. As dicas, análises e considerações reunidas na obra tornam sua leitura interessante não só para quem trabalha com a fabricação de produtos, mas para todos nós, que diariamente temos que lidar com as engenhocas criadas por nossos semelhantes. Isso inclui produtos digitais e, claro, mídias nas redes sociais. Pode ser considerado uma leitura complementar interessante para quem quer entender mais sobre experiência do usuário e UX Design.

  • Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan (Sextante)

Novamente, um dos autores mais conhecidos da área tem uma obra na lista: com sua habilidade de tornar os grandes temas do marketing claros para o grande público, Philip Kotler mostra neste livro como as novas tecnologias podem criar valor, atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo. Junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, foca nas transformações sociais e tecnológicas da última década, na evolução digital, mudanças de comportamento dos consumidores, futuro da experiência do cliente, inteligência artificial para automação de marketing e ativismo corporativo.

Enfocando as consequências do desequilíbrio na distribuição da riqueza, do abismo entre as gerações e do fosso digital entre diferentes grupos, este livro nos ajuda a entender as imensas oportunidades, bem como os riscos, para as organizações e o mundo.

  • Os 8Ps do marketing digital, de Conrado Adolpho (Novatec)

O livro Os 8 ps do marketing digital traz para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa. Mostra também, por meio de mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas, o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. Um livro essencial para todos que trabalham com marketing e comunicação e para todos que administram negócios em meio a essa nova era da informação. Um guia estratégico, tático e operacional que não pode faltar na sua estante.

  • Neuromarketing: Como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, de Gabriel Rossi (Autêntica)

A cada dia, somos bombardeados por estímulos sensoriais gerados pelos diferentes dispositivos tecnológicos presentes na atualidade. E a cada minuto, nosso cérebro é inundado por milhares de imagens, textos e sons: um universo de informações cuja maioria acaba sendo ignorada pela mente humana. Com isso, uma parcela ínfima de conteúdo é capaz de chamar atenção e desencadear alguma reação em nosso comportamento e em nossas escolhas.

É nesse contexto em que Darren Bridger apresenta Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, reunindo dezenas de insights sobre neuromarketing e técnicas de design baseadas nas mais recentes pesquisas sobre a neurociência.

Com uma abordagem prática e profunda, esta obra é um guia prático sobre como utilizar o neuromarketing para obter mais resultados em suas interações com clientes e consumidores. Após a leitura deste livro, profissionais de marketing, comunicação e design serão capazes de desenvolver produtos, marcas, experiências, campanhas e demais iniciativas mais influentes e engajadoras.

  • Estratégias de marketing digital e e-commerce, de Sandra Turchi (Atlas, Grupo Gen)

O universo digital tem trazido profundas transformações para o mundo dos negócios, do entretenimento, da comunicação e dos relacionamentos. Entre as principais mudanças temos o aumento da participação dos consumidores, a vasta criação de conteúdo por qualquer pessoa, a agilidade das interações, a ampliação do poder de barganha dos clientes e a mudança na relação com as organizações. A velocidade dessas inovações se deve aos avanços tecnológicos, à drástica redução de custos de equipamentos, ao fenômeno da cloud computing, à popularização do acesso à web, à globalização e à convergência digital, obrigando os profissionais a se adaptarem a esse novo universo.

Este é o objetivo da obra Estratégias de marketing digital e e-commerce: apresentar, de forma acessível, uma visão abrangente sobre as diversas estratégias de marketing digital e e-commerce, por meio da exposição de artigos, ideias, pesquisas e também casos de grandes empresas, multinacionais e pequenas e médias empresas, somados à anos de experiência da autora no mundo digital, seja com o desenvolvimento de projetos, seja ministrando cursos ou palestras em inúmeros eventos. Livro destinado aos profissionais que atuam direta ou indiretamente com estratégias de marketing e negócios digitais.

  • A vaca roxa: Como transformar o seu negócio e se destacar dos concorrentes, de Seth Godin (Best Business)

Em A vaca roxa, Seth Godin, o blogueiro de negócios mais influente do mundo e pioneiro nas discussões sobre ética no marketing direto on-line, exorta você a colocar uma vaca roxa em tudo que constrói, e em tudo que faz, para criar algo realmente notável.

Imagine a seguinte situação: um dia, em uma manhã ensolarada, você está no seu carro fazendo uma viagem para o lugar que sempre quis visitar. Em dado instante, você olha para a paisagem, com grandes pastos verdes, e avista um rebanho de vacas. Pode ser que você fique maravilhado e ache agradável olhar todos aqueles animais juntos; só que, a uma certa altura, seguramente você se cansará da mesmice, e não lhe interessará mais assistir àquelas vacas sem graça e comuns fazendo o que se espera que façam. Mas e se houvesse algo nesta monotonia que fosse diferente? Que se destacasse? Uma vaca de outra cor roxa, por exemplo? É com essa analogia que o empreendedor e agente de mudanças Seth Godin estabelece um novo olhar sobre o que as equipes de marketing precisam fazer para que produtos e marcas sejam mais bem-sucedidos em suas vendas.

O autor demonstra que os métodos antigos de marketing os Ps tradicionais, como preço, promoção, posição, publicidade, pacote, propagação e permissão estão fadados ao fracasso por serem previsíveis. A regra, que antes era criar produtos comuns e seguros, associando-os a um ótimo plano de marketing, passou a ser criar produtos marcantes pelos quais as pessoas certas estejam procurando.

A vaca roxa propõe, portanto, um novo modo de impactar o mercado, demonstrando que hoje as marcas ou são extraordinárias ou invisíveis. Seja na carreira profissional ou na venda e consolidação de uma marca ou produto, a segurança é algo arriscado. O caminho para o sucesso é se tornar notável.

(Conteúdo Publishnews. Os livros podem ser encontrados na amazon.com.br)