9 DICAS PARA AJUDAR SEU GATO A SE MANTER ATIVO

0
233

Pode-se supor que exercitar um cão é mais fácil do que exercitar um gato – você pode levar um cão para passear, e eles gostam de brincar de bola kick fetch!

 Mas manter seu gato ativo é igualmente fácil e importante. Além disso, ajuda-os a manter um peso saudável, proporciona estimulação mental e fortalece o seu vínculo.

Como ajudar seu gato a se manter ativo

Quando os gatos estão estressados ​​ou nervosos, você pode achar que eles ficam retraídos, menos tolerantes ou eles se escondem. Isso pode significar que eles não estão fazendo exercícios suficientes para mantê-los em forma e saudáveis.

 Os gatos são predadores instintivos que adoram escalar, caçar, perseguir e atacar, por isso é importante oferecer oportunidades para que eles aproveitem essas habilidades em uma situação doméstica. Aqui estão 9 dicas sobre como exercitar seu gato.

 

  1. Incentive-os a escalar

Pular no encosto de um sofá, pular em cima de um armário ou pular em uma prateleira são formas ideais para ajudar seu gato a subir a novos níveis de altura. Os gatos adoram observar tudo o que está acontecendo ao seu redor, portanto, fornecer ótimos pontos de observação em diferentes alturas, não apenas proporcionará a eles excelentes oportunidades de exercício, mas também proporcionará espaços seguros para eles.

As torres de gato de vários níveis também oferecem ótimas oportunidades de escalada, bem como áreas de arranhar que os ajudarão a se alongar/esticar totalmente e manter suas garras em perfeitas condições.

Você pode até construir o seu próprio móvel de gato  para que possam subir à vontade – com a vantagem adicional de que também se misturará com a decoração da sua casa!

 

  1. Brinque com seus instintos de caça

Os gatos ainda caçam suas presas na natureza e seguem um rastro por quilômetros para garantir comida. Tente montar seu próprio jogo de olfato colocando pequenas guloseimas em diferentes áreas da casa – pode ser embaixo da cama, atrás de uma almofada ou estrategicamente colocado em prateleiras, em diferentes alturas, para incentivá-los a “caçá-los”.

 

  1. Prepare a caça

Seja uma folha caindo, uma pena, um raio laser, uma mosca ou um rato, os gatos adoram perseguir – mas não se esqueça que eles também adoram capturar! Um brinquedo de penas ou um rato de brinquedo na ponta de uma vara de pescar pode proporcionar a ambos muita diversão, quando pendurado na frente de seu gato.

Você também pode tentar rolar uma pequena bola de tênis de mesa pelo chão para o seu gato perseguir, exercitando-o no processo. Mas lembre-se de evitar frustrações e permitir que eles tenham sucesso em sua captura!

 

  1. Perseguir e “dar o bote”

Este é um comportamento natural de um gato. Na natureza, eles perseguem suas presas, muitas vezes atrás de um arbusto, então, quando eles acham que é a hora certa, eles atacam para capturá-las.

Você pode simular isso colocando um rato de brinquedo na ponta de uma corda e arrastando-o lentamente pelo chão. Torne-o ainda mais realista puxando-o de trás de uma cadeira ou almofada para que eles possam rastreá-lo até que apareça e em seguida “dêem o bote”.

 

  1. Melhorar a estimulação mental

A estimulação mental é tão importante quanto a atividade física, e você pode garantir que seu gato se beneficie de ambos ao mesmo tempo.

 Existem diversos alimentadores de quebra-cabeças/atividades disponíveis, ou você pode simplesmente cortar os ‘copinhos’ de uma cartela de ovos e enchê-los com comida (de sua porção diária) e espalhá-los pela casa em locais diferentes (altos e baixos). Isso vai fazê-lo exercitar tanto o corpo quanto a mente!

 

  1. Alimente sua curiosidade

Os gatos adoram se esconder, especificamente quando há uma caixa de papelão por perto. Por que não guardar algumas de suas entregas e fazer um castelo de gato para seu amigo felino favorito!

Cole as caixas para dar estabilidade, empilhe-as para dar altura e faça furos nelas para dar acesso de uma à outra. Não se esqueça de adicionar uma almofada confortável no interior para que possam descansar quando a curiosidade os vencer.

 

  1. Ensine-lhes truques divertidos

Os gatos são criaturas independentes por natureza, mas isso não significa que não possam ser ensinados a seguir regras simples (ou até mesmo serem treinados), o que também pode ajudar a consumir um pouco dessa energia ilimitada que eles possuem.

 Construa uma pista de obstáculos simples para eles rastejarem, escalarem ou pularem – mas concentre-se em ensiná-los um obstáculo de cada vez, usando sinais claros, antes de passar para o próximo. Seduza-os ao longo do percurso com pequenas guloseimas e lembre-se de parar se começarem a mostrar sinais de desinteresse.

Um bom momento para ensiná-los novos truques, é antes da hora da refeição, quando eles estão mais motivados pela comida!

 

  1. Fornecer acesso externo

Se você tem um gato de ar livre, ele provavelmente fará muitos exercícios subindo em árvores, explorando a vegetação rasteira e perseguindo pássaros e outras presas. Estar ao ar livre também proporciona muita estimulação mental – há muito para ver, cheirar, ouvir e explorar!

 Se você tem um gato dentro de casa, você pode pensar em lhes permitir algum acesso externo  enquanto estiver usando uma coleira ou arnês, para que você possa controlar as distâncias que percorrem.

 Como alternativa, considere a construção de uma área restrita para gatos – um espaço externo fechado, para gatos, que possa dar a eles a experiência de estar ao ar livre, impedindo-os de perambular. Elas podem ser construídas para incluir troncos, árvores, uma cama confortável e até mesmo algumas plantas cat-friendly .

 

  1. Dicas bônus
  1. Mantenha as sessões de jogos curtas (cerca de 10 a 15 minutos normalmente é suficiente para um gato).
  2. Existem muitos brinquedos no mercado feitos para manter seu gato ocupado, mas por que não tentar fazer alguns? De um passarinho de tricô a uma creche para gatinhos, de uma rede para gatos a um arranhador de papelão – aqui estão algumas ótimas ideias  para ajudar você e seu gato a se manterem ativos.
  3. Sempre guarde os brinquedos que podem ser perigosos se ele brincar sem supervisão, como brinquedos eletrônicos ou com cordas.
  4. Se você achar que seu gato está menos ativo do que o normal e não consegue encorajá-lo a participar de nenhuma atividade, é sempre bom que seu veterinário o examine para descartar quaisquer problemas subjacentes.

(Vida de Bicho)