A lambedura serve para perceber o mundo e possui diferentes significados dependendo do contexto em que é utilizada
Alguns dos comportamentos mais comuns em cães incluem a lambedura, já percebeu? É habitual, por exemplo, vermos cães lambendo os seus tutores, seus brinquedos ou o próprio focinho.
Não à toa, o uso da língua está relacionado à percepção do mundo por estes bichos. Apesar de terem cerca de 10 vezes menos papilas gustativas que o ser humano, o paladar é um importante sentido para os cães e os ajuda a recolher informações e “enxergar” melhor o mundo.
Mas diferentes lambidas têm diferentes significados. Para entender cada um deles, o Vida de Bicho conversou com Fabio Nakabashi, médico-veterinário mestre em psicologia experimental e análise do comportamento; e Daniel Svevo, médico-veterinário comportamentalista e adestrador. Confira!
LAMBER PARA ENTENDER
De acordo com Fabio, as principais finalidades da língua na vida canina estão relacionadas à alimentação, apreensão, mastigação, umidificação e deglutição dos alimentos.
“A língua tem uma função especial na ingestão de água, formando uma espécie de concha para levar a água para a cavidade oral”, comenta o médico-veterinário.
Segundo ele, cachorros não serviriam para serem “masterchefs de cozinha”, uma vez que possuem um número consideravelmente menor de papilas gustativas, quando comparado ao de seres humanos.
Mesmo com um paladar menos desenvolvido que o humano, o sentido atua complementando o olfato — este, sim, extremamente potente para a espécie.
“Os cães usam o olfato para detectar os compostos químicos voláteis presentes em alimentos e outros objetos, e o paladar ajuda a complementar essa informação sensorial”, diz Daniel.
Ao provar um alimento, por exemplo, o cachorro recebe informações sobre o seu sabor, textura e temperatura. Elas são combinadas com as informações olfativas que ele recebe dos compostos químicos voláteis presentes na comida.
“Juntos, esses sentidos ajudam o cão a determinar se um alimento é seguro para comer e se é algo que ele gosta. Além disso, quando estão farejando algo, eles muitas vezes colocam a língua para fora e lambem o ar para pegar partículas de odor”, explica Daniel. |