MINISTROS ALEMÃES BUSCAM MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO BRASIL

0
336

Ministros querem atrair enfermeiras e enfermeiros para compensar falta de profissionais na Alemanha. Assista vídeos sobre como se candidatar a vaga.

Os ministros alemães do Exterior, Annalena Baerbock, e do Trabalho, Hubertus Heil, chegaram ao Brasil nesta segunda-feira (05/06), como parte de uma iniciativa oficial visando trazer profissionais brasileiros da área de saúde para trabalharem em seu país.

Com duração total de seis dias, a viagem pela América Latina para recrutamento de mão de obra qualificada prosseguirá pela Colômbia e Panamá. “Enfermeiras/os brasileiras/os e eletricistas colombianos já são recebidos de braços abertos na Alemanha. Queremos ampliar essa parceria”, declarou Baerbock.

 

MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES: UMA META COMUM

Segundo a Agência Federal de Trabalho da Alemanha, há no país “uma óbvia falta de profissionais de cuidados“, com três vagas livres para cada enfermeira em busca de emprego. 

E a Fundação de Proteção dos Pacientes alerta que nos próximos anos se aposentam 500 mil funcionários de hospitais clínicas e ambulatórios.

Em contrapartida, o Brasil conta com 2,5 milhões de cuidadoras/es formada/os, e em 2021 a taxa de desemprego no setor era de 10%, registra o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Ainda assim – e apesar de o Brasil ser o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina – Heil afirmou que menos de 200 enfermeira/os brasileira/os estão atuando atualmente em seu país. 

A Agência Federal de Trabalho calcula que será possível contratar até 700 profissionais por ano.

 

(Fonte: DW. Imagem: Youtube)