Onça rara, melânica, é flagrada, com filhote, no Parque Nacional Grande Sertão Veredas

0
291

Onça rara, melânica, é flagrada, com filhote, no Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Com frequência, o Onçafari compartilha nas redes sociais imagens de animais flagrados pelas armadilhas fotográficas instaladas para monitorar a fauna dos locais onde o projeto de pesquisa científica, ecoturismo e conservação da fauna atua. Há poucos dias foi divulgado um vídeo com um compilado desses registros e nele aparece uma lindíssima onça-pintada melânica. E acompanhada de um filhote.

O flagrante foi feito no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. A Unidade de Conservação de 230 mil hectares, entre os estados de Minas Gerais e Bahia, fica situada no bioma Cerrado.

“No compilado de hoje, destacamos o registro de uma mãe onça-pintada melânica com seu filhote pintado. A mãe melânica pode ter filhotes pintados, assim como a mãe pintada pode ter filhotes melânicos”, explica o Onçafari.

Onças-pintadas negras apresentam uma variação melânica – possuem mais melanina, o que dá à pelagem uma tonalidade escura (já há registros de outros indivíduos assim no Brasil).

Segundo a equipe do projeto, desde que começou o monitoramento no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, já foi observado ao menos 38 espécies de mamíferos e 52 espécies de aves, incluindo algumas raras e ameaçadas de extinção, como o gato-palheiro, o gato-do-mato-pequeno, o tatu-canastra e a onça-pintada.

https://www.instagram.com/p/CtWb8nWAydR/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again