COLESTEROL ALTO: ANVISA APROVA NOVO MEDICAMENTO INJETÁVEL COM APENAS DUAS APLICAÇÕES AO ANO

0
380

Fármaco proporcionou uma redução de aproximadamente 50% nos níveis do composto no sangue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o controle do colesterol considerado ruim, o LDL. 

Desenvolvida pela farmacêutica Novartis, a incilsirana demanda apenas duas injeções no abdômen ao ano e consegue reduzir em 50% os níveis do composto gorduroso.

 O fármaco é vendido sob o nome comercial de Sybrava.

Um dos riscos do colesterol elevado é a aterosclerose, quando o acúmulo da gordura forma placas nas artérias e obstrui o fluxo sanguíneo. Como consequência, pode levar a eventos cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). É importante que especialmente aqueles que já passaram pelos problemas mantenham o colesterol sob controle.

Hoje, o tratamento do colesterol alto é feito em grande parte dos casos com mudanças alimentares, prática de atividades físicas e o uso das estatinas, que são comprimidos tomados diariamente para reduzir o composto no sangue. Porém, além de ter uma adesão mais difícil, essa diminuição é por volta de 30% nos estudos.

Os fármacos são essenciais e o tratamento consegue reduzir substancialmente o risco de morte de pacientes com colesterol alto que precisam do remédio. Ainda assim, a incilsirana apresenta uma nova opção para tratar o problema, que pode inclusive ser combinada com as estatinas.

O medicamento autorizado pela ANVISA já havia recebido um aval de órgãos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia. Não há ainda previsão para a comercialização no Brasil ou uma possível incorporação no SUS.

(Fonte: CardioPapers/Foto MIMS)