GIRAFA SEM PINTAS: FILHOTE NASCE NOS ESTADOS UNIDOS

0
377

É o único filhote conhecido assim no mundo. Girafas totalmente brancas, com leucismo, já tinham sido encontradas na natureza.

 Girafas brancas, com leucismo, já tinham sido documentadas na natureza, mas nunca antes houve o registro de uma girafa com a pele toda marrom, sem as pintas, tão características da espécie. 

Pois é assim exatamente assim o filhote nascido no Brights Zoo, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos.

A pequena fêmea, que já tem quase 2 metros de altura, nasceu no último dia 31 de julho. Rapidamente ganhou as manchetes mundiais porque é considerada raríssima, a única no mundo que se conhece assim.

Assim como outros animais que possuem pintas, na pele das girafas, o desenho/padrão em cada indivíduo é único, o que faz com que eles possam ser diferenciados entre eles.

“A cobertura internacional sobre a nossa girafa bebê sem pintas criou um holofote muito necessário sobre a conservação das girafas. As populações selvagens estão silenciosamente entrando em extinção, com 40% delas perdidas apenas nas últimas três décadas”, alerta Tony Bright, fundador do Brights Zoo.

As girafas (Giraffa Camelopardalis) são os mamíferos terrestres mais altos da Terra. Os machos podem ter até 5 metros de altura. Infelizmente, desde 2016 elas foram incluídas na Lista Vermelha de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Nativas de cerca de 15 países africanos, as girafas são caçadas por sua pele e carne. No passado, era comum observar grupos de 20 a 30 animais na natureza, mas agora, eles são bem menores, com aproximadamente seis indivíduos.

O zoológico está convidando agora os internautas a escolher o nome da filhote sem pintas. São quatro as opções, todas na língua africana suaíle: Kipekee, que significa “única”; Firyali “incomum ou extraordinária”; Shakiri “ela é a mais bonita” ou Jamella, “uma de grande beleza”.

(Da redação, com informações de conexaoplaneta.com.br – 21 de agosto de 2023  – Suzana Camargo)

Leia também: